Nos últimos anos o governo do Estado manteve o olhar em pessoas que necessitam de oportunidade para a complementação da renda familiar. E os investimentos em formação técnica e profissional aliados à política dos pequenos negócios vêm transformando cenários socioeconômicos no Acre. Neste ano, mais de sete mil famílias devem ser alcançadas por esses recursos financeiros.
Para tratar de detalhes sobre a nova parceria e execução dos recursos que serão aplicados em capacitações e aquisição de equipamentos, o secretário de Pequenos Negócios Henry Nogueira esteve com a diretora-presidente do Instituto Dom Moacyr nesta semana. Só em kits de pequenos negócios serão investidos cerca de R$ 12 milhões.
Algumas turmas que já foram encerradas pelo IDM também serão contempladas e outras vagas para os cursos profissionalizantes serão abertas. Para isso, a identificação do público já está sendo feita para a definição das áreas em que haverá oferta.
“Mais do que dar a oportunidade de empreender, queremos ter mão de obra qualificada. Nosso objetivo é que as pessoas que estão sem direção possam ter opções de qualificação em algo que se identifiquem e, assim, terem condições e estrutura para dar mais qualidade de vida às suas famílias”, explica Nogueira.
Por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), o governo do Estado tem a meta de alcançar até 2018, pelo menos 30 mil famílias. O programa de incentivo ao empreendedorismo gerido pela instituição já beneficiou em cinco anos cerca de 23 mil famílias no Acre, até nos municípios mais distantes, com investimentos que chegam a R$ 33 milhões.