Finalizando as atividades da semana que marca o Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Acre) e a Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA) por meio do departamento de Desenvolvimento de Pessoas realizaram, na manhã desta sexta-feira, 17, uma palestra voltada aos servidores públicos.
Com o tema “Educação Financeira (superendividamento, orçamento familiar e consumo sustentável)”, o encontro tratou, entre outras coisas, sobre o consumismo desenfreado dos cidadãos, a falta de visão com relação à administração financeira e mostrou ferramentas para que se possa ter qualidade de vida financeira.
“Esse debate é muito importante para que os servidores da SGA tomem consciência não só de como ganhar dinheiro, mas principalmente como gastar bem o seu dinheiro, de forma responsável, de forma que não comprometa seu orçamento familiar”, comentou Andrias Sarquis, secretário adjunto de Compras e Licitações.
Os técnicos em educação do Procon, João Mascarenhas e Ana Paula Matos foram os responsáveis por levar as informações sobre os direitos e deveres dos consumidores aos participantes.
“No inciso II do artigo 4º existe a preocupação em atender efetivamente os interesses do consumidor, mesmo que seja necessária a intervenção direta do Estado. Com o intuito de garantir qualidade e adequação dos produtos e serviços, esse é um dos papéis do Procon e essa semana focamos nessa educação, orientação”, explicou João Vitor Mascarenhas, técnico em educação do Procon.
Dicas de como economizar, se planejar financeiramente e gerenciar dívidas também fizeram parte do evento. Ao final, todos os presentes receberam certificado de participação.