Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo institui conselho de desenvolvimento e marco regulatório da construção civil – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Marco Regulatório

Governo institui conselho de desenvolvimento e marco regulatório da construção civil

O governador Tião Viana consolidou na noite desta quarta-feira, 12, na Federação das Indústrias do Acre (Fieac), dois protocolos importantes para o setor da construção civil e o empresariado acreano: a assinatura dos decretos que instituem o conselho de desenvolvimento econômico do Estado, com a participação do setor privado, e o marco regulatório da construção civil.

O Marco legal da construção civil garante mais transparência e padrozização nos orçamentos e redução de aditivos nas obras públicas, entre outros benefícios (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A agenda teve a participação da vice-governadora Nazareth Araújo, de representantes dos setores comerciais e industriais, membros da Fieac, de conselhos e instituições, além de parlamentares da Assembleia Legislativa e Câmara de Rio Branco.

A chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira falou sobre a importância da criação desses protocolos. “Num trabalho conjunto, feito há mais de um ano, percebemos a importância da parceria com o setor privado, sobretudo durante os desafios da alagação. Foi a partir daí que surgiu a ideia de instituir o conselho com foco na discussão das políticas públicas e nas relações entre poder público e privado”, conta a chefe.

O decreto que cria o Conselho de Desenvolvimento Sustentável tem foco na economia, já que nos últimos anos, o governo fortaleceu uma economia de base diversificada que trabalha seus melhores potenciais, nos quais o setor industrial participa ativamente deste processo.

“São duas câmaras para estudar a economia e outra para diminuir os entraves que surgem nos setores econômicos. Esse é um passo que consolida esse movimento na economia do Acre. A gente vai perceber em indicadores a evolução da economia acreana, com esse decreto que o governador assina e que será publicado na próxima terça”, pontuou Márcia Regina.

Marco regulatório da construção civil

Para o governador Tião Viana, o Marco regulatório da construção civil representa o encontro do setor privado com o público, resultando num momento de análise e participação dos setores.  “É um parâmetro das regras modeladoras para os processos licitatórios que garantem regularidade e proteção jurídica para o empresário concorrente nos processos licitatórios junto à Selic (Secretaria de Compas e Licitações Públicas)”, explica o governador.

O governador Tião Viana assinou os decretos que intituem o conselho de desenvolvimento econômico do Estado e o marco regulatório da construção civil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) no Acre, Carlos Afonso Cipriano, destacou que a aprovação do decreto possibilita melhorias na aplicação dos recursos públicos em obras de infraestrutura. “Beneficia todos os trabalhadores da construção civil. O Marco é fruto de um grande trabalho feito a diversas mãos. Era um sonho e hoje se torna realidade. Obrigado por acreditar no nosso setor, governador”, agradeceu.

O Marco legal da construção civil tem várias premissas entre as quais, garante mais transparência e padronização nos orçamentos, redução de aditivos nas obras públicas, definições de padrões mínimos nos procedimentos de licitações de obras de infraestrutura e serviços de engenharia e definição de critérios mínimos para planejamento.

“Ontem reunimos os seguimentos da construção civil para celebrar esse momento. Tudo o que propomos unifica as condições de trabalho e melhora a relação entre empresa, governo e sistema. Agradecemos aos gestores que se dedicaram a esse trabalho. Estamos otimistas com os resultados que virão para o setor da construção civil”, afirmou José Adriano Ribeiro, presidente da Fieac.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464