O governador Tião Viana, acompanhado de sua assessoria, participou, na tarde de sábado, 22, de um encontro na Casa dos Espiritanos, com o padre Heriberto Doutiel e outros religiosos da congregação, que em 2017 comemora cem anos da chegada ao Vale do Juruá.
Durante o evento, o governador anunciou que a instituição receberá a maior honraria do Estado, a Ordem da Estrela do Acre, em homenagem ao centenário e a seus membros, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
O padre Inácio Sangueve, porta-voz da congregação, destacou que “é um ato de graça receber gente que vem nos saudar e estar conosco nestes dias de ação de graças pelo centenário”.
Já o padre Heriberto Doutiel apresentou ao governador o livro Missão Impossível: “O livro conta a história desde quando a Casa começou, com três ou quatro padres”.
Para o governador Tião Viana, os Espiritanos fizeram um grande trabalho de pacificação e impediram a instalação das companhias exploradoras na região. “Essa condecoração é um reconhecimento pelos relevantes serviços humanitários, evangelizadores e de defesa da natureza realizados pelo povo alemão, além do ensino da virtuosa cultura de trabalho, do uso da madeira, da arquitetura e da organização comunitária, que é de muita importância para todos”, destacou.