Não é novidade que o Acre tem muito a contribuir com os estudos na área de bambu por possuir a maior cobertura florestal da planta no mundo. Como prova disso, a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) estará representada no workshop de Propagação e Uso de Bambu, entre os dias 7 e 21 deste mês em Hangzhou, na China.
A bióloga e coordenadora da Divisão de Sementes Florestais da Funtac, Rosângela Melo, é uma entre os quatro brasileiros selecionados para o encontro, que vai reunir 25 participantes de vários países.
O intercâmbio internacional tem a missão de replicar conhecimentos acerca do uso de novas tecnologias no cultivo de bambu no Acre, bem como dar celeridade a alguns encaminhamentos que já são fruto de parcerias com o China National Bamboo Research Center (Centro Nacional de Pesquisas com Bambu da China).
Na Funtac Rosângela desenvolve trabalhos de pesquisa com micropropagação de espécies de bambu. Sobre representar o Acre, ela frisa: “É muito importante divulgar o trabalho que vem sendo desenvolvido por pesquisadores, principalmente sob essa perspectiva e cenário de avanço contínuo no estado. Também é excelente oportunidade de trazermos novas técnicas de plantio que possam agregar valor comercial”.
Ainda segundo ela, há, inclusive, a previsão de uma visita de chineses ao Acre no mês de agosto, resultado desse diálogo já iniciado com o estado em razão de estudos do bambu.