A campanha Nós Contra o Desperdício, promovida pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), tem o intuito de orientar os consumidores sobre o uso adequado e racional da água.
Técnicos da autarquia iniciaram ações educacionais e reparação de danos na rede de distribuição de prédios públicos e residências em Acrelândia.
Casos como ligações clandestinas, vazamentos e direcionamento de água tratada para poços já foram detectados pelas equipes de manutenção. Porém, a situação mais recorrente de desperdício são as caixas d’água transbordando no horário do abastecimento.
“Isso acontece pela ausência de uma boia de contenção ou pela falta de atenção do usuário. Esse grande volume de perda irá influenciar no valor da tarifa e na sequência de distribuição de água”, destaca o gerente do Depasa em Acrelândia, Jander Mendonça.
O gestor relembra que em setembro do ano passado o município passou por um momento de grave seca e os moradores tiveram que reforçar a economia de água.
“Na época, o açude que abastece a cidade reduziu drástica em seu volume de água, então tivemos que alternar o abastecimento. Muitos moradores aderiram à campanha e a nossa intenção é que essa prática se torne um hábito o ano todo”, relata Mendonça.
Os pontos que apresentam alguma forma de desperdício podem ser relatados pelos consumidores por meio do número 99946-5996 ou se dirigindo à sede representação do Depasa, que fica na região central de Acrelândia.