O Hackathon é uma maratona de programação. O termo é fruto da combinação das palavras inglesas “hack”, que significa programar de forma excepcional, e “marathon”, que se traduz como maratona. E neste sábado, 20, o governador Tião Viana prestigiou a realização do primeiro Hackathon de Cruzeiro do Sul, realizado na Biblioteca Pública Estadual, onde reuniu 68 jovens inscritos para 24 horas de intensos trabalhos.
A temática deste Hackathon é turismo, com as equipes focando no desenvolvimento de um aplicativo. Para isso, a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul), proporcionou informações sobre o trade turístico – composto por hotéis, restaurantes e demais equipamentos turísticos –, para uso dos programadores.
A secretária de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, conta que o evento tem a capacidade de abrir novos horizontes para jovens num setor pouco explorado ainda. “Esse ano estamos desenvolvendo a segunda atividade de startups aqui no Juruá. Ano passado tivemos bons resultados e projetos, agora a expectativa é bem melhor”.
O evento contou ainda com a participação da secretária de Turismo e Lazer, Rachel Moreira, além do jovem Petros Barreto, que já fez parte dos primeiros eventos de startups desenvolvidos pelo governo do Acre e criou o aplicativo Busca Peças, que hoje funciona em todo o território nacional e está hospedado em Recife.
“Da vez que nós participamos deste evento, nós ficamos em 8º lugar e mesmo assim, com perseverança e força de vontade, nós fizemos as coisas acontecerem. Que todos possam participar e, independente da colocação em que ficarem, acreditem nas suas ideias”, conta Barreto.