A equipe da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), coordenada pelo secretário Marco Brandão, juntamente com representantes do Instituto de Corresponsabilidade Pela Educação (ICE) e Instituto Natura, realizou o primeiro ciclo de avaliação de funcionamento das Escolas de Tempo Integral (ETIs).
Os representantes percorreram as sete escolas de ensino em tempo integral e, no encontro, destacaram os pontos positivos e alguns pontos que necessitam de atenção para serem eventualmente corrigidos ainda ao longo do ano letivo.
Na reunião ficou destacada a excelência das gestões das escolas, mesmo sendo o primeiro ano de implantação das ETIs, a boa estrutura física das escolas, que contam inclusive com quadras para atividades físicas dos alunos, os planos de ação elaborados, além da organização e acolhimento dos estudantes.
Dentro da avaliação realizada neste primeiro ciclo, foi tomada como base a corresponsabilidade de pais e responsáveis, onde, nos encontros, a participação da comunidade tem sido superior a 50%, o que é substancial, considerando se tratar de ensino médio.
Um ponto destacado pelo secretário Marco Brandão foi em relação ao estudo de línguas estrangeiras, onde a meta das ETIs, dentro dos planos de ação, é fazer com que o aluno conclua o terceiro ano com, pelo menos, proeficiência intermediária em inglês e espanhol.
Também foram realizadas algumas recomendações pela equipe de avaliação, como a necessidade de encaminhamento das demandas, a urgência na organização semanal e a apropriação do modelo de gestão para utilização de indicadores no apoio às decisões estratégicas.
As escolas onde foi implementado o modelo de tempo integral são a Sebastião Pedrosa, no Segundo Distrito, Lourenço Filho (IELF), Glória Perez, Armando Nogueira, Humberto Soares, Ejorb e Boa União (as duas últimas na região da Baixada da Sol).