Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre chama atenção pelas políticas públicas voltadas à primeira infância – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Ampliar a rede de atendimento

Acre chama atenção pelas políticas públicas voltadas à primeira infância

Plano de ação do Acre mostrou que é possível avançar nas políticas públicas quando se constrói convergência entre uma concepção nacional com a estadual (Foto: Assessoria)

Desde quanto implantou o Programa Primeira Infância Acreana (PIA), o Acre tem chamado atenção pelo seu comprometimento em mudar a realidade de milhares de crianças de zero a seis anos de idade.

Por conta disso, a vice-governadora Nazareth Araújo e a primeira-dama do Estado Marlúcia Cândida participaram nesta segunda, 26, e terça-feira, 27, do Curso Internacional de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância 2017, em São Paulo.

Nos dois dias de curso estados como o Acre, Alagoas, Ceará, Paraná e outros mostraram como estão desenvolvendo seus planos de ação e como estão executando o Protocolo de Convergência entre os estados e o Programa Criança Feliz, do governo federal.

Uma iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), e United Way, a ação é um desdobramento do primeiro módulo ofertado pela Universidade de Harvard (EUA), em março deste ano.

Vidal Didonet, autor do Marco Legal da Primeira Infância, elogiou o que está sendo desenvolvido no Acre. Ele afirmou que o plano de ação mostrou que é possível avançar nas políticas públicas quando se constrói convergência entre uma concepção nacional com a estadual.

Ele frisou ainda: “Já possuímos conhecimento e técnicas, já existem a decisão política e vontade de fazer, o que nos falta é construir um olhar holístico que integra as experiências profissionais e de gestão pública, dentro de um olhar que enxerga a criança tal como ela existe, em sua realidade, na sua singularidade e na sua diversidade”.

Nazareth Araújo destacou que o plano de ação do Acre é exemplo na sua execução porque leva em conta um conjunto de informações, da ciência, da técnica e da prática profissional. “Nossa gestão tem com foco investir em ações como as que são desenvolvidas pelo Programa Primeira Infância Acreana (PIA), melhorando a vida dessas crianças e de suas famílias”, revelou.

Marlúcia Cândida falou de sua emoção em ter participado do um curso que, segundo ela, traz um olhar mais profundo para a infância que começa de fato ainda na gravidez. “O que queremos é juntar as políticas que o governo do Estado já tem em relação à maternidade, educação, cultura, habitação e oferecer um futuro melhor para nossas crianças. A ideia é melhorar e potencializar todas as políticas públicas que já existem voltadas à primeira infância”, revelou a primeira-dama.

Como resultado do encontro, foi firmado o compromisso de fortalecer e ampliar os atendimentos voltados à primeira infância (Foto: Assessoria)

Ampliar a rede de atendimento

Ao final, os estados sugeriram a criação de um projeto que tem como objetivo firmar o compromisso de criação de uma rede maior de atendimento voltada à primeira infância. Os estados propuseram também uma matriz de intersetorialidade com o Programa Criança Feliz onde serão consideradas as matrizes de regionalidade para melhor otimização dos recursos.

“O projeto prevê que ações sejam desenvolvidas junto à sociedade civil organizada e demais organizações, visando ampliar a capacidade de resolução e de atendimento formando uma rede mais forte, inclusive, com aspectos e visões que são traduzidas hoje no mundo inteiro na importância do cuidado, do afeto e do atendimento dessa criança de zero a seis anos”, finalizou Nazareth Araújo.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464