Capacitações nas áreas de Assistente Administrativo, Recursos Humanos e Operador de Computadores são oferecidas de forma gratuita nos telecentros de Rio Branco pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect).
Ao todo, são 289 alunos, distribuídos nos telecentros do Parque, da Estação Experimental, do Esperança e do Horto Florestal, além de turmas nos prédios do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Os cursos são de 80 horas e aplicados durante um mês por monitores estagiários dos cursos de Sistemas de Informação e Administração. “Ensinamos os conceitos básicos a eles, como boa apresentação em entrevistas, elaboração de currículo e saber como está o mercado de trabalho. Assim, eles já não vão entrar crus no mercado de trabalho”, diz Emerson Araújo, acadêmico de Sistemas e ministrante do curso de Assistente Administrativo.
Para Vedrana Sonja, recém-formada no ensino médio, o que a motivou a participar do curso é a oportunidade de enriquecer o currículo. “É um curso que não paga, com duração de apenas um mês, mas que proporciona um aprendizado que podemos levar para o ambiente de trabalho ou para a vida pessoal”, ressalta.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Sect, Sara Silva, para participar das próximas turmas, basta procurar um dos telecentros da capital. “Temos uma média de 10 a 15 alunos por sala, por isso fazemos inscrições por ordem de chegada”, detalha.
Somente neste ano, o governo já formou 250 pessoas em 14 turmas dos telecentros de Rio Branco. Desde 2015, somam-se dez mil capacitados em diversas áreas.