Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Seminário avalia resultados das políticas públicas do REM no Acre – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Compensação

Seminário avalia resultados das políticas públicas do REM no Acre

Lideranças indígenas e produtores beneficiários participam das discussões (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Um dos principais aliados na implementação da política de desenvolvimento sustentável no Acre, o Programa Global REDD Early Movers (REM), está chegando ao fim em sua primeira fase.

Para apresentar os resultados alcançados no estado, durante os dias 17 e 18 deste mês os gestores e beneficiários participam do Seminário de Avaliação de Resultados do Programa REDD.

O pagamento por resultados na redução do desmatamento é fruto de uma parceria entre o governo do Estado e o Banco Alemão de Desenvolvimento KfW.

A iniciativa integra o Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), que tem contribuído para a redução das emissões de gases do efeito estufa.

Implementação do REM/KfW

Entre as discussões no evento, uma das principais dizia respeito à implementação do REM/KfW no Acre.

A representante do Banco Alemão de Desenvolvimento lembrou que o programa foi apresentado durante a Conferência Rio+20 e que o Acre foi pioneiro na implantação dessas políticas públicas.

Hoje o orçamento do Programa REDD em nível global é de aproximadamente 250 milhões de euros. A meta é apoiar os pioneiros da floresta em diferentes cantos do mundo, especialmente na América Latina, onde alguns países e estados já aderiram à cooperação.

Christiane Ehringhaus lembrou que o Brasil está à frente de muitas outras nações, pois aqui a política de desenvolvimento sustentável já está em curso.

“Há 20 anos o Acre vem trabalhando nessa pauta. Nós chegamos para premiar esse esforço anterior do estado e de seus governos que valorizam a floresta em pé. Todos esses programas, inclusive os desenvolvidos com os povos indígenas, consolidam esse histórico”, lembrou Christiane.

Seminário, que termina nesta terça-feira, terá painéis, palestras e outras apresentações (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Os resultados

O programa de cooperação tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da população local que vive da floresta, independente dos recursos da região. Isso tem gerado benefícios para proteção do clima e da biodiversidade.

Essas iniciativas têm sido aplicadas em diversas cadeias produtivas e atividades econômicas. “Produzir proteína animal de baixo carbono significa amplificar as possibilidades de atividades produtivas. Diversificar essa base produtiva é uma estratégia inovadora”, destacou Dande Tavares, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Acre (CDSA).

A novidade, comparada aos demais programas tradicionais de proteção da floresta, é o pagamento por resultados. A premiação se dá quando o parceiro consegue reduzir o desmatamento, na comparação com anos anteriores.

Nesse contexto, o REM é um instrumento de cooperação internacional. O programa funciona a partir de doações, na modalidade compensação. O REM REDD não compra carbono e nem funciona como um mecanismo de mercado, o crédito das emissões fica contabilizado na meta de redução do país.

“A Alemanha não usa essas reduções para compensar suas próprias emissões. Somos um programa que premia e incentiva, mas não compra”, lembrou Christiane Ehringhaus, representante do Banco KfW.

Gestores avaliam durante dois dias os resultados da política de baixa emissão de carbono (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Magaly Medeiros, diretora-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), completou: “nós não pagamos pelos resultados, mas incentivamos as cadeias produtivas e os programas já existentes. Nós envolvemos os beneficiários indígenas, extrativistas e produtores familiares e conseguimos superar todas as metas estabelecidas”.

Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais

Antes da institucionalização do Sisa, o Acre já tinha criado estruturas de participação e governança. Os recursos repassados aos estados e países precisam ser investidos em programas que incentivem a preservação e melhorem qualidade de vida dos moradores dessas regiões.

A coordenadora da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento do Sisa (Ceva), Adeilaide de Fátima, lembrou o desafio dos gestores em mudar uma realidade aplicando a gestão conscientes dos recursos naturais.

“Quando houve essa vontade política começou, de se manter a floresta utilizando aquilo que ela pode oferecer, o governo chamou aqueles que estavam envolvidos nas atividades que retiravam os recursos da floresta. Isso nos valorizou e mostrou que o manejo e outras alternativas eram possíveis”, disse Adelaide.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464