Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação é tema de debate em audiência pública – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Mudanças na lei

Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação é tema de debate em audiência pública

Com objetivo de debater o Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, foi realizada na tarde desta quarta-feira, 2, no auditório da Secretaria de Educação, uma audiência pública que teve a presença de representantes do governo, da Assembleia Legislativa (Aleac), da Universidade Federal do Acre (Ufac), das indústrias e sociedade civil.

Na oportunidade, foram apresentadas as disposições legais do marco, além de ouvir as demandas dos setores sociais para que sejam incluídas no texto legal.

De acordo com o deputado estadual e presidente da Aleac, Daniel Zen, o objetivo da reunião é apresentar o escopo da lei que teve como autor o deputado federal Sibá Machado e como relator o senador Jorge Viana.

“Nossa legislação visa regulamentar no plano estadual essas novas exposições legais, instituindo um sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação, permitindo o funcionamento orgânico integrado tanto das instituições formadoras, quanto das instituições do Estado, que são responsáveis pelo fomento e suporte a esse ambiente propício para pesquisa”, diz Zen.

O novo marco foi editado em 2016 pela União Federal, o qual propiciou profundas mudanças no sistema de ciência e tecnologia, possibilitando, assim, uma maior integração entre pesquisadores, produtores de conhecimento das universidades, da iniciativa privada e do governo.

Segundo o representante do deputado licenciado Sibá Machado, Mozani Mariano, a intenção desse código é que se possa fazer rodar as três engrenagens da Tríplice Hélice – governo, as indústrias e a academia. “O deputado tem participado ativamente da organização dessas engrenagens, como também procurado a Federação das Indústrias, as associações comerciais, a Ufac e o governo para que a engrenagem não pare de funcionar”.

Audiência teve a presença de representantes do governo, da Assembleia Legislativa (Aleac), da Universidade Federal do Acre (Ufac), das indústrias e da sociedade civil (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O Acre foi o primeiro estado da federação a editar e promulgar a sua lei. A gestora da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, explica que é muito importante o fato de o Estado ter um sistema de ciência e tecnologia, composto pela Sect e fundações de tecnologia e de amparo à pesquisa.

“A intenção é ter uma lei atualizada no Acre, para que possamos realmente ter uma efetividade quando se fala em ciência, tecnologia e inovação, que se adeque ao que está válido hoje nacionalmente”, ressalta.

O Marco de Ciência e Tecnologia local buscará implementar mecanismos legais de integração entre a academia, institutos e instituições, em parceria com a iniciativa privada – indústria e comércio – e governo, unindo, assim, a Tríplice Hélice, a fim de desenvolver a ciência, tecnologia e inovação de forma sustentável, contínua e duradoura.

A vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, relata que, por meio do marco, a universidade conseguiu assinar seu primeiro convênio com o Sebrae Lab: “Isso é motivo para comemorarmos, e nos motiva a continuar lutando para que possamos usufruir dessa lei que é muito bem-vinda neste momento de crise.”

A partir de agora, todas as sugestões apontadas na ocasião serão analisadas pela equipe técnica da Aleac para as devidas modificações no texto legal. Todos os documentos também estarão disponíveis a partir desta quinta-feira, 3, para download no site da instituição e em suas redes sociais, bem como os formulários prontos para sugestão da comunidade. A publicação final deverá ser apresentada ao público antes da votação, em uma segunda audiência.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464