Atendendo à colônia japonesa nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, o Japão tem um Consulado-Geral sediado em Manaus (AM). Seu cônsul-geral, Shuji Goto, acompanhado da esposa Yoco Goto, em visita a Rio Branco ontem, 22, conversou com o governador Tião Viana.
O governador fez uma apresentação do avanço socioeconômico que o Acre obteve nos últimos anos, com aumento de seu Produto Interno Bruto (PIB) ao mesmo tempo que diminuiu o desmatamento nesta década. “Você está convidado a conhecer nosso ambiente amazônico, cônsul. E quanto ao desejo de empresas japonesas em investir no Acre, o estado dispõe da segurança jurídica, ecológica e de qualidade profissional”, afirmou.
Tião Viana mostrou os novos empreendimentos que valorizam a economia agroflorestal do estado, como as agroindústrias Dom Porquito e Peixes da Amazônia. Além disso, explicou a logística facilitada para a exportação com a BR-317, a Estrada do Pacífico, que liga o Brasil aos portos peruanos.
O cônsul lembrou a importância que a colônia japonesa tem para o desenvolvimento do estado, mesmo sendo pequena. “Há dois anos, por exemplo, entregamos a condecoração “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata” ao médico japonês Tetsuo Kawada, que residia no Acre por mais de 50 anos e tristemente nos deixou no último ano”, afirmou Shuji.
Continuando a visita
Shuji segue sua visita ao estado nesta quarta-feira, com o encontro com a comunidade japonesa em Senador Guiomard. Em seguida, a comitiva conhecerá de perto a Peixes da Amazônia e as oportunidades de negócio, além de ter uma conversa sobre a gastronomia acreana com a primeira-dama Marlúcia Cândida.