Servidores da Atenção Básica de Epitaciolância participam na próxima segunda e terça-feira, 28 e 29, da oficina de capacitação do Guia Alimentar, do Programa Nacional de Suplementação do Ferro e do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A.
O evento é coordenado pela Divisão de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde e tem como objetivo implementar programas de alimentação e nutrição que dialogam com a segurança alimentar e nutricional (SAN), a fim de melhorar as coberturas.
“Esses programas promovem a prevenção de distúrbios nutricionais como anemia, hipovitaminose A e desnutrição infantil”, diz a nutricionista da Sesacre Deltirene Cardoso.
Além disso, os profissionais vão poder se apropriar dos conhecimentos do Guia Alimentar, por meio do qual poderão trabalhar o enfrentamento do sobrepeso e obesidade.
O Guia Alimentar aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurando-se como um instrumento de educação alimentar e nutricional no SUS e também para outros setores.
Ainda este ano outros municípios deverão ser contemplados com essa atividade.
“Essa atividade está no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU que é de acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, além de promover a agricultura sustentável”, complementou Deltirene.