Em Tarauacá, o governador Tião Viana entregou viatura para policiamento escolar e anunciou a primeira escola de tempo integral da cidade, a partir de 2018 em solenidade na escola João Ribeiro, na manhã deste sábado, 26, acompanhado também pela vice-governadora, Nazareth Araújo.
“Estamos fazendo aqui um trabalho para um futuro de paz. Integrando educação e segurança, fazendo prevenção para nossos jovens e dando uma oportunidade de planejamento de vida com a escola integral”, afirmou o governador. Tião Viana lembrou também que “serão mil alunos construindo seu planejamento de vida com a educação integral”.
A viatura será usada em ações preventivas e de proteção dos alunos, tanto em seu caminho para a escola quanto no ambiente de estudo. “Esses são os dois binômios para uma sociedade de paz, segurança e educação. Aqui em Tarauacá não temos nenhum caso de violência nas escolas”, afirmou Emylson Farias, secretário de Segurança.
O senador Jorge Viana lembrou do trabalho que o governo realiza há mais de 15 anos para desenvolvimento da educação no Acre. “Nós estamos vivendo mudanças para melhor na educação do Acre há muito tempo. Agora o governador Tião Viana trouxe a educação integral. Além de que em Tarauacá, está sendo montado um sistema de segurança para nossas crianças e jovens, isso é tomar atitude para uma cultura de paz”, disse.
A solenidade foi acompanhada também por parlamentares que apoiam tanto no âmbito estadual quanto federal, para fortalecimento da educação no Acre: os deputados federal César Messias, Raimundo Angelim e Léo de Brito e o estadual Daniel Zen.
“Aqui é um ambiente que o aluno tem segurança para estudar e viver em harmonia no convívio da escola”, disse Léo de Brito. Já Daniel Zen falou de como o governo do Estado “está ajudando a construir um futuro de paz e harmonia no Acre. A CIA Independente de Segurança Escolar é uma ferramenta para prevenir a violência”.
Educação fortalecida
O secretário de Educação, Marcos Brandão, lembrou que o sistema de ensino está sendo fortalecido com um conjunto de ações em todo o estado.
“Preconizamos ter uma sociedade de paz, escolas de tempo integral, policiamento da segurança na escola, festival estudantil da canção, jogos escolares, depois vai ter corrida das escolas públicas. É um projeto sempre com o jovem no centro do processo, tendo sucesso em sua vida”, afirmou.