Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Sema promove oficina de capacitação sobre Manejo Florestal Comunitário Madeireiro – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Desenvolvimento sustentável

Sema promove oficina de capacitação sobre Manejo Florestal Comunitário Madeireiro

Com um olhar de enaltecer os conhecimentos adquiridos pelos moradores da floresta e agregar novos saberes a suas práticas cotidianas, tanto na conservação da natureza quanto na extração sustentável de suas riquezas, assim foi a percepção promovida na primeira oficina de capacitação sobre Manejo Florestal Comunitário Madeireiro.

Cerca 40 agricultores, representantes de organizações comunitárias, participaram nesta semana da formação na Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex) , entre Rio Branco e Capixaba, que desenvolveram suas habilidades em organização social e gestão de projetos.

O curso é uma iniciativa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que recebe o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ele ministrado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), entidade sem fins lucrativos que promove mudanças nos setores florestal e agrícola visando a conservação e o uso sustentável de recursos naturais e a geração de benefícios sociais.

“Uma grande oportunidade de conhecer novas maneiras de explorar cuidadosamente a floresta, na forma de tirar a madeira e fortalecer as demais atividades da agricultura familiar”, relata Gerson Ferreira, conhecido como “Bacurau”, secretário da Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Chico Mendes, em Rio Branco e Capixaba (Amoprecarb).

Cerca 40 agricultores, representantes de organizações comunitárias, participaram da formação na Resex, que fica entre Rio Branco e Capixaba (Foto: André Araújo)

Trata-se de uma pedagogia participativa que respeita as diversidades, detecta qualidades, reflete sobre problemas da comunidade e promove uma troca intensa de conhecimentos, na qual a figura do professor e do aluno se alterna durante os diálogos.

“Ficamos satisfeitos com esta formação, pois dela vão sair boas ideias para a gente trabalhar com manejo, reforçar a renda com a castanha e a seringa, além de nos organizarmos para buscar benefícios para a comunidade”, comenta Raimundo Fernandes, o “Biúca”, coordenador do núcleo da comunidade Pedrinha, da Amoprecarb.

“Minha gratidão ao governo por essa possibilidade de ganhar, compartilhar conhecimentos e poder repassar à minha comunidade as técnicas de como trabalhar e conservar a floresta”, afirma o extrativista Vitor Sales, da comunidade Belém/Cumaru.

O cronograma de atividades está composto por seis oficinas temáticas de capacitação num período de um ano, que envolve organizações comunitárias de Rio Branco, Capixaba, Xapuri, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul e demais regiões do Vale do Juruá envolvidas no Programa Lideranças da Floresta, que compõe o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (PSDS II) ,que investe R$ 3.563.139.

Uma das atividades realizadas pelos os extrativistas é o mapeamento qualitativo de suas comunidades (Foto: André Araújo)

“O programa vai fortalecer as associações locais que trabalham com manejo comunitário madeireiro e não madeireiro. No total, serão 34 associações e 600 comunitários mais bem preparados para compreender as atividades socioeconômicas e produtivas que estão inseridas, contribuindo para a valorização dos produtos da floresta e para o avanço econômico da atividade florestal no Acre”, informa o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus.

O gestor ressalva que para o êxito da capacitação foi fundamental o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e que somadas as oficinas, assessorias e intercâmbios, a carga horária do projeto será de 300 horas, com certificados entregues ao término de cada atividade. A próxima etapa nessa Resex será realizada em outubro próximo.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464