O Dia da Árvore é comemorado no 21 de setembro, data que antecede o início da primavera. Para celebrar a data, o governo do Estado, por meio da Central de Serviço Público (OCA), ligada à Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) realizaram nesta quinta-feira, 21, o plantio de mudas de ipê e copaíba no terreno em torno da OCA e no Parque Tucumã.
O objetivo da data é promover uma reflexão sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivar a proteção do meio ambiente com atitudes que tragam benefícios à natureza, além de estimular a reflexão sobre as consequências do desmatamento e da expansão da poluição.
As árvores são um bem de interesse coletivo e um patrimônio público ambiental que pertencem a todos os moradores das cidades. Além da beleza, tem funções importantes como refrescar o ambiente, oferecer sombra, ajudar a manter a umidade do ar, diminuir a poluição, manter o solo firme entre outras.
A chefe do Departamento de Qualidade Ambiental e Cidades Sustentáveis da Sema, Esmilia Medeiros, destaca que o plantio de árvores na cidade deve ser feito de forma adequada. “Na cidade as árvores vão conviver com calçadas, pedestres, tubulações, alicerces, paredes, veículos, sinalização de trânsito, entre outros equipamentos urbanos, sem deixar de cumprir seu papel ambienta”, declara.
Durante a ação, no terreno da OCA, foram plantadas oito mudas de ipês, quatro de cor amarela e o restante cor de rosa, e uma muda de copaíba. Ainda nesta quinta-feira, no período da tarde, será realizado um plantio no Parque Tucumã.
A secretária de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, ressalta que o Acre é referência mundial na preservação e sustentabilidade, e essa ação é um exemplo. “A gente comemorar o Dia da Árvore plantando árvores, pensando no futuro da nossa cidade, das nossas crianças é muito benéfico. E não tem local melhor que o prédio da OCA que é um exemplo de política de atendimento ao cidadão”, afirma.