Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Tião Viana inicia participação em encontro do GCF com reuniões e fortalecimento de parcerias – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Na Indonésia

Tião Viana inicia participação em encontro do GCF com reuniões e fortalecimento de parcerias

O governador Tião Viana iniciou a participação do Acre no encontro anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), que ocorre, dos dias 25 a 29, em Balikpapan, na Indonésia. Para chegar à cidade onde o evento está sendo sediado, foram percorridas cerca de 30 horas de voos, com escalas em Dubai e Jacarta.

Prestes a completar 10 anos de existência no próximo ano, a força-tarefa vai debater durante o encontro o seu aperfeiçoamento de governança, as questões voltadas para a política indígena, construção inclusiva e economia verde.

Tião Viana viajou acompanhado da primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, que falou sobre a política de gastronomia de baixo carbono e hospitalidade desenvolvida no Acre, da secretária-chefe da Casa Civil, Márcia Regina e também de gestores do Meio Ambiente, Magaly Medeiros e Dande Tavares.

Delegação acreana juntamente com representantes do GCF e do governo da Califórnia (Foto: Leonildo Rosas)

No primeiro dia de encontro, Tião Viana se reuniu com Richard Corey, diretor-executivo da Agência de Qualidade Ambiental da Califórnia, que trouxe o convite do governador Jerry Brown para que o Acre participe de um congresso sobre o clima, previsto para acontecer em setembro de 2018, na cidade americana.

Após o diálogo com o americano,  junto com o governador de Rondônia, Confúcio Moura, e a vice-governadora do Tocantins, Cláudia Lélis, Viana debateu com os coordenadores da GCF incentivos para os estados da região Norte do Brasil que procuram conciliar conservação, bem-estar social e desenvolvimento, além dos termos do documento “Desafio Balikpapan” que será produzido no término do evento.

“Viemos a Balikpapan para apresentarmos o nosso modelo de desenvolvimento sustentável, com qualidade de vida e conservação, mas esperamos trocar experiências com os demais estados que formam o GCF”, disse Tião Viana.

O que vem do encontro

O encontro deve produzir um documento chamado Carta de Klamath, que inclui princípios da colaboração entre governos com povos indígenas e comunidades tradicionais. A minuta terá como base o trabalho intensivo realizado na  Califórnia, com a Tribo Yurok, por delegados do GCF, representantes dos povos indígenas e comunidades locais.

Governadores e lideranças discutem avanços e colaboração entre governos com povos indígenas e comunidades tradicionais (Foto: Leonildo Rosas)

O outro documento será  o Anúncio Balikpapan – um processo de integração jurisdicional, regional e global para dar seguimento concreto aos compromissos da Declaração do Rio Branco, feita em 2014, numa maneira concreta.

A ideia, segundos os organizadores, é sair do encontro anual com uma sinal verde aos processos de desenvolver liderança subnacional em três linhas do trabalho: cadeias produtivas e produtos da floresta, colaboração com povos indígenas e comunidades locais e  processos de financiamento para governos subnacionais.

O que é o GCF

O GCF é uma força-tarefa entre estados subnacionais estabelecida com base em um memorando de entendimentos, assinado em 2008, que fornece a base para a cooperação em inúmeros assuntos relacionados à política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa.

É formado por 35 estados e províncias do Brasil, Colômbia, Indonésia, Costa do Marfim, México, Nigéria, Peru, Espanha e Estados Unidos. Outros quatro também devem entrar no grupo durante esse encontro. O GCF também conta com parcerias de instituições nacionais, internacionais, bem como do setor privado, sociedade civil e povos indígenas para a construção de uma forte rede para o desenvolvimento de baixas emissões nas regiões de florestas tropicais do planeta.

A força-tarefa foi proposta na Califórnia, nos Estados Unidos. O Acre é um dos estados-membros fundadores. Em 2014 sediou o encontro anual, onde foi assinada a Declaração de Rio Branco, documento que estabelece um pacto entre os estados subnacionais e garante a regulação do clima. Juntos os estados-membros representam 32% das florestas tropicais do mundo, e são responsáveis por 25% das emissões de gás do efeito estufa na atmosfera.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464