Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Grandes produções marcam final do Festival de Coral Estudantil – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Grandes produções marcam final do Festival de Coral Estudantil

Estudantes de nove escolas da rede pública do Acre se reuniram no Teatro Plácido de Castro, na noite desta terça-feira, 17, para a final da 5ª edição do Festival de Coral Estudantil. Grandes produções, com apresentações teatrais, dança e canto, marcaram a noite e impressionaram os espectadores pela qualidade das performances.

O projeto é uma parceria da Polícia Militar do Estado do Acre e Secretaria de Estado de Educação e Esporte, e faz parte das ações do Programa de Mãos Dadas com a Escola. De acordo com a coordenadora do programa, Vera Lúcia Pires, “o maior objetivo do concurso é desenvolver paz nas escolas”.

Grupo do Lourenço Filho também apresentou uma coreografia teatral (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

“É uma nova fase da nossa educação, que está incentivando a atuação do adolescente para afastá-lo do mundo da violência e das drogas. Há alguns anos não havia esse tipo de programa. Era só giz, apagador e professor. Hoje a escola vive uma realidade muito atuante”, declara a coordenadora.

Durante os cinco anos, cerca de três mil alunos já passaram pelo festival, e segundo o idealizador, o subtenente Edson Israel Lira, outras cidades já vem fazendo festivais no mesmo formato.

“Hoje nós temos alunos que fazem canto lírico na Europa e também os que seguiram a carreira profissional de música. E o melhor de tudo isso é que nós conseguimos tirar muitos das drogas e da violência. Eles são inseridos numa família a qual podemos chamá-la de coral das escolas.”

Pensamento semelhante é compartilhado por um dos jurados do festival, o coronel Ulysses Araújo. Ele explica que projetos sociais como esse “tiram o foco do adolescente para algumas situações de risco, como o envolvimento com drogas, com o crime e com facções, e mostra para eles uma cultura verdadeira, desperta para educação, para ensino, para a disciplina”.

“O talento que eles possuem, os talentos que estão escondidos, descobrimos aqui nesse local”, pontua Araújo.

Esse é o caso do estudante Marcos Vinicius da Silva, 18 anos, ex aluno da escola Boa União e que hoje cursa o segundo período de Física na Universidade Federal do Acre. Marcos conta que participou desde o início do projeto, em 2013.

“O coral sempre foi minha paixão, e foram muitos anos e estou aqui para ver o desenvolvimento da minha escola”, diz ele.

Coral da Escola Boa União apresentou o tema do filme o Rei leão, “Ciclo sem Fim” (Foto: Mardilson Gomes)

Marcos ressalta que a transformação que a música proporcionou em sua vida, e na de seus amigos na época, foi algo muito importante.

“O coral me libertou para cantar, oferecendo não só a mim, mas a muitos jovens da minha escola, a oportunidade de criar um vínculo familiar. Então o coral foi para mim e para os meus colegas uma grande mudança de vida. Foi o nascimento da paixão pela música e pela arte”, comemora o jovem.

A música e física são duas paixões e estão intimamente relacionadas na vida do estudante.

“A música me incentivou a estudar para outra paixão, a física. A música é uma arte que está presente em tudo e a natureza tem a sua própria música. O universo tem os seus sons e a física é cheia dela”, filosofa Silva.

Escola do Tancredo Neves é a grande campeã

Escolas campeãs foram premiados durante a festa (Foto: Assessoria PMAC)

Ao final das apresentações, três escolas foram classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar. As premiações foram patrocinadas pela Imobiliária Ipê.

O grande campeão da noite foi o coral ‘Assobio’, da Escola Professor Pedro Martinello, no bairro Tancredo Neves. Com o tema “África”, o coral conquistou pela segunda vez a primeira colocação.

“A nossa comunidade está muito marginalizada e, por isso, a cultura e a arte é o nosso resgate”, declarou, entusiasmada, a gestora da instituição, Catiane Andrade.

Uma das 70 vozes do coral, campeão, a estudante Yasmim Oliveira também comemorou. “É muito bom porque a gente batalhou muito. Foram muitos obstáculos, e a gente conseguiu, é muito gratificante.”

O segundo lugar foi para o coral da escola Humberto Soares, que participou pela primeira vez do festival. E a terceira colocação foi para o coral Maranata, da escola Argentina Pereira Feitosa, de Capixaba.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464