A cidade de Rio Branco já vive a movimentação intensa que precede as agendas nacionais desta semana. Nesta quinta-feira, 26, ocorre o 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal e na sexta-feira, 27, o Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle das Fronteiras: Narcotráfico, uma emergência nacional.
Já são cerca de 40 autoridades federais e de outros países que confirmaram presença, contando com os dois eventos. De governadores do Brasil, já são 22 confirmados, além de dois vice-governadores, sendo que o do Amapá já está na cidade. Terão dois estados ainda que serão representados por secretários. Há também autoridades de outros países, como Colômbia, Peru, Bolívia e Equador. O governador da província de Pastaza, Equador, Antonio Guillermo Kubes foi o primeiro a chegar em Rio Branco.
Por motivo de saúde, o presidente Michel Temer não participa do Encontro pela Segurança Pública, mas o evento está mantido para ocorrer no dia 27. O senador Eunício Lopes de Oliveira, presidente do Senado confirmou sua presença.
Amazônia Legal
O 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal reúne os noves estados que integram a região Norte – Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins –, além de Maranhão, Mato Grosso. Equipes de secretários e gestores desses estados, juntos com governadores do Peru e da Bolívia, e representantes do Ministério do Meio Ambiente da Colômbia também compõem os debates.
As discussões das Câmaras Temáticas – Consórcio, Meio Ambiente, Segurança Pública, Comunicação e Turismo – começam às 8h da manhã (horário local) do dia 26 de outubro. A previsão é de que os trabalhos estejam encerrados às 17h45, quando serão lidas as cartas de cada Câmara. Às 18h está marcada uma reunião entre os governadores da Amazônia presentes e representantes das embaixadas da Noruega e Alemanha, Banco Mundial e o Ministério do Meio Ambiente.
Segurança Pública
O 1º Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle das Fronteiras: Narcotráfico, uma emergência nacional reúne os três poderes da República com os governadores em Rio Branco por uma manhã inteira. A reunião propõe uma nova agenda para a segurança pública em todo o país, com convergência entre os estados e a União.
A ideia é buscar soluções para a violência e o tráfico de drogas que assolam todas as regiões do país. Uma das propostas defendidas pelo governador do Acre, Tião Viana, é a criação de um Sistema Nacional de Segurança Pública e um maior diálogo entre a União e os estados.