Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Trilha Chico Mendes é cotada para protagonizar ultramaratona amazônica – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Ecoturismo

Trilha Chico Mendes é cotada para protagonizar ultramaratona amazônica

Apontada recentemente pelo blog de turismo Escalando como uma das 15 mais interessantes do mundo para se fazer trekking (caminhadas de longa duração na natureza), a trilha Chico Mendes tem ganhado destaque e atraído os amantes do ecoturismo e esportistas de todo o mundo.

O movimento na Reserva Extrativista Chico Mendes chamou a atenção de um dos maiores organizadores de ultramaratonas do país, Paulo Alexandre Garcia, que veio ao Acre para conhecer a estrutura do percurso, intuindo a promoção de uma ultramaratona amazônica, dentro da Resex.

Blog aponta a Trilha Chico Mendes como uma das 15 melhores do mundo para se fazer trekking (Foto: Duda Menegassi/Wikiparques)

Visando a promoção do turismo de base comunitária e prospecção de negócios, a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) realiza de 2 a 6 de novembro mais um trekking na trilha Chico Mendes. O percurso de 84 quilômetros se inicia em Assis Brasil, encerrando-se em Xapuri – terra do líder seringalista que dá nome ao local.

Nesta edição da trilha Chico Mendes participam, além da equipe da Setul e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Paulo Alexandre Garcia, dois operadores internacionais de trilhas, sendo um da Inglaterra e outro do Peru, e o trilheiro acreano, membro do coletivo Travessias na Floresta, Carlos Alberto Araújo.

Turismo comunitário

A partir do ano que vem, a Setul vai iniciar a capacitação dos moradores na Resex Chico Mendes, com o propósito de impulsionar o turismo de base comunitária. A ideia é que os próprios comunitários desenvolvam todas as atividades turísticas no local, incluindo a comercialização de alimentos aos aventureiros.

Por se tratar de uma trilha guiada, é imprescindível a presença de operador de trilha durante o trekking.

“Quando o turismo é promovido pela comunidade, ele cresce e se fortalece independente do poder público, e se reflete na preservação do meio ambiente. Pois quando a floresta gera renda para as populações da floresta, é natural que esse espaço seja conservado. E é isso que a gente quer: levar o turismo para mais uma fonte de renda para a comunidade”, frisou a secretária de Turismo, Rachel Moreira.

Travessias na Floresta

A sinalização da trilha Chico Mendes foi realizada por voluntários (Foto: Arquivo Secom)

Composto por um grupo de trilheiros, adeptos da caminhada ao ar livre, o coletivo Travessias na Floresta tem pautado nas redes sociais a importância do cuidado com o planeta e de se utilizar adequadamente os espaços que viabilizam a prática de trilhas no estado.

Entusiasta da atividade, Carlos Alberto conta que, após ter percorrido o mundo, fazendo trekking, decidiu fomentar a atividade no Acre. “Após refletir sobre a importância de impulsionar a atividade no estado, busquei identificar os locais viáveis para promovê-los”, recorda.

Com algumas informações em mãos, o grupo realizou o percurso de Xapuri a Brasileia. A iniciativa rendeu uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e com o governo do Estado.

A sinalização da trilha Chico Mendes foi realizada por voluntários, capitaneados pelo Travessias na Floresta. O percurso foi selecionado pelo ICMBio, como único da Amazônia, a participar do projeto, que celebra os 10 anos da instituição, “10 Picos, 10 Travessias”.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464