Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Seminário avalia resultados do REM no fomento à cadeia produtiva do murmuru – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Produção

Seminário avalia resultados do REM no fomento à cadeia produtiva do murmuru

As políticas públicas estaduais de incentivo produtivo agregaram qualidade de vida e geração de renda às populações tradicionais. Os produtos florestais são responsáveis por uma fatia da renda familiar dos extrativistas acreanos. Na Região do Vale do Juruá, em Rodrigues Alves, a extração da manteiga do murmuru movimenta parte da economia local.

A atividade que é impulsionada pelo governo do Estado foi debatida, em Cruzeiro do Sul, durante o 1° Seminário de Murmuru da Usina Nova Cintra. O evento, que avaliou resultados e investimentos, foi promovido pela Cooperativa Nova Cintra (Coopercintra), em parceria com a Fundação de Tecnologia do Acre (Funatac) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nós apresentamos os resultados do investimento do Programa REM, financiado pelo Banco Alemão KfW. Mostramos para a comunidade como o recurso foi aplicado e discutimos a segunda fase, já aprovada”, explica a diretora-técnica da Funtac, Silvia Basso.

Estruturas para beneficiamento dos produtos foram construídas pelo Estado  (Foto: Cedida)

A utilização dos óleos vegetais se dá em maior parte na área de cosméticos. A Coopercintra comercializa a manteiga de murmuru para indústrias de insumos de São Paulo e Belém. O Sebrae auxilia os produtores na composição do preço de custo, exigido pelas importadoras.

Maria das Graças Silva, moradora da comunidade Besouro, destaca a importância da atividade produtiva. “A venda do murmuru traz vários benefícios para a nossa comunidade. Gera emprego para as mulheres, pois a coleta é realizada em maior parte por nós. O seminário nos deu uma base maior de conhecimento”, salientou a extrativista.

Somente em 2017, a Cooperativa Nova Cintra comercializou 20 toneladas da manteiga do murmuru. O produto é beneficiado na agroindústria de extração de óleo, entregue à cooperativa pelo Estado. Por meio do Programa REM, que apoia iniciativas produtivas de baixa emissão de carbono no Acre, foram investidos R$1,5 milhão no fomento à cadeia produtiva do murmuru, beneficiando diretamente 242 famílias.

Incentivo produtivo

A consolidação da parceria entre o governo do Estado e a comunidade se dá por meio das capacitações em boas práticas de extração da matéria-prima, promovidas pela Funtac, bem como a rastreabilidade dos produtos e análise das amostras.

O laudo que atesta a qualidade do óleo do mumuru também é emitido pela instituição. O documento assegura a comercialização do produto para as indústrias de insumos.

A Secretaria de Estado Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) é responsável por montar os processos e cadastrar as famílias que atuam na cadeia produtiva do murmuru. A matéria-prima recebe subsidio do governo, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

“Sem os parceiros, desde os coletores ao Estado, não existiria a cooperativa, que hoje gera emprego e renda aqui na nossa região”, enfatizou Roberto Alves, membro da Coopercintra.

Novos investimentos

Durante a 23° Conferência das Partes (COP 23), promovida na Alemanha, o Acre assinou mais dois importantes contratos que permitem a continuação do bom trabalho que vem realizando na proteção florestal e mitigação à mudança climática.

O primeiro, no valor de 10 milhões de Euros, com o Ministério Federal Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) e o segundo, no valor de 20 milhões de euros, com o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do governo do Reino Unido (BEIS), ambos via Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW) para ser implementado por meio do seu Programa Global REM (REDD Early Movers – pioneiros na conservação), totalizando mais de 115 milhões de reais.

Os acordos foram assinados no Amazon Bonn, evento promovido pelo Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e organizações de cooperação nacional e internacional.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464