“Eu não acreditava mais em mim. Foi quando me ofereceram a oportunidade de participar deste curso e vi que aquele sonho que estava no fundo do baú se tornaria oportunidade”, disse a aspirante a maquiadora Andy Vasconcelos, durante a cerimônia de certificação de três cursos realizados nos telecentros de Rio Branco.
O evento, realizado nesta terça-feira, 21, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Ac), formou 175 novos alunos no curso de Operador de Computador e nas oficinas Crescendo e Empreendendo e Navegação Segura.
As capacitações, oferecidas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e Sebrae, foram promovidas nos Telecentros Quiosque do Parque, da Praça da Juventude, do Parque Chico Mendes, do Horto Florestal, do Conjunto Esperança, da Estação Experimental e do Barracão.
“Só neste ano, formamos mais de 400 pessoas por meio de cursos nos telecentros, que visam prepará-los para o mercado de trabalho. Nós acreditamos que esse é um bom caminho para o futuro dos jovens, por isso nos comprometemos cada vez mais com essas iniciativas”, frisou a gestora da Sect, Renata Souza.
Pensando no futuro, Geovane Nascimento, de apenas 12 anos de idade, fez o curso de Operador de Computador. Ele diz que pretende fazer faculdade de Enfermagem e, posteriormente, Medicina. “Eu sei que o mercado de trabalho não é fácil, então decidi começar a aperfeiçoar meu currículo cedo. No curso, aprendi muita coisa que sei que vou usar adiante”, destacou.
Já Andy complementou com um agradecimento pela oportunidade de poder refazer sua vida: “Naquela semana, o bichinho do empreendedorismo começou a aflorar dentro de mim, e aí soube que nada mais seria a mesma coisa. A única palavra que tenho a dizer no momento é gratidão”.