Com o objetivo de descentralizar ações culturais, o governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), e a Fundação de Cultura do Estado do Acre, iniciam neste domingo, 26, o projeto Cultura Fora do Eixo. A primeira cidade a receber a iniciativa é Bujari, e contará com apresentações de dança, teatro e música.
De acordo com a diretora-presidente da FEM, Karla Martins, a ideia é que diferentes municípios acreanos recebam ações de formação, tais como oficinas de teatro, música e dança, além de apresentações artísticas nas mesmas linguagens.
“Com a execução desse projeto, pretendemos aproximar a capital dos demais municípios, ampliando a oportunidade de pessoas com pouco ou nenhum acesso a serviços culturais”, destaca a gestora.
Além do Bujari, outras cinco cidades acreanas recebem o Cultura Fora do Eixo. São elas: Acrelândia, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Capixaba e Porto Acre.
“Nosso público alvo, tanto para formação, quanto para fruição artística, são os integrantes dos movimentos culturais, estudantes, professores, comunidades da zona urbana e rural, como ribeirinhos e assentados, entre outros”, ressalta Karla.