A capacitação de seu quadro funcional é uma das principais apostas do Governo do Acre para melhorar a qualidade dos serviços em saúde oferecidos à população.
Nesta sexta-feira, 01, a Secretaria Estadual de Saúde recebe um novo reforço por meio do término da especialização dos cursos oferecidos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, considerado um dos principais hospitais do país, em parceria com o Ministério da Saúde.
Ao todo, cerca de 150 profissionais da região do Baixo Acre, concluíram suas especializações nos cursos de Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente, Especialização em Gestão de Vigilância Sanitária, Especialização em Vigilância em Saúde e Especialização de Políticas de Saúde Informada por Evidências.
A enfermeira Ana Cláudia Onofre era só sorrisos depois de nove meses de intenso estudos. “Eu saio diferente depois desse curso. No meu caso, tenho muito mais consciência da importância da utilização da evidência científica na tomada de decisões na área de saúde”, explica.
Valéria Moraes, também enfermeira, foi a escolhida pela turma do curso de Especialização de Políticas de Saúde Informada por Evidências para apresentar os resultados do curso. “O legal é que o curso vai de encontro a função que desempenho atualmente na Sesacre. Importante é que temos estudos científicos que podem subsidiar as políticas públicas que melhorem a qualidade do serviço oferecido aos usuários do SUS.”
A avaliação, com o encerramento dos cursos, e extremamente positiva. Aline Nordi, do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, revela que a oferta dos cursos levou em conta as especificidades da região. “Esse é um pressuposto estabelecido. Não seria interessante trazermos esses cursos e não correlacionar com o cotidiano e a realidade daqui.”
Dos cursos, 16 projetos aplicativos de intervenção na realidade foram elaborados pelas turmas.