Nesta sexta-feira, 8, o governo do Acre inaugura um novo espaço público em Rio Branco. Trata-se do Parque do Palheiral, que compreende as comunidades João Eduardo I e II, Novo Horizonte, Bahia, Sobral, Bela Vista e Castelo Branco.
O parque possui 2,5 quilômetros de extensão, e se estende da Rua Leblon, na Floresta até a ladeira do “bola preta”, no bairro Sobral. Além das estruturas de saneamento básico – com rede de água, de esgoto e pavimentação – o governo contempla cerca de 1.600 famílias com um importante trabalho de urbanização, com recuperação ambiental, construção de áreas de lazer, passeio público, quadra poliesportiva, ciclovia, academia comunitária e iluminação pública.
Outras ações como a produção e melhoria de unidades habitacionais na área de intervenção, indenizações às famílias que tiveram seus imóveis desapropriados, serviços de regularização fundiária e o atendimento social aos beneficiários do empreendimento contemplam os investimentos de quase 30 milhões de reais por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Importante ressaltar que as famílias retiradas das áreas que precisavam receber infraestrutura foram realocadas em 161 unidades construídas para tal finalidade, no Loteamento Novo Horizonte” relata a titular da Secretaria de Estado de Habitação e Interesse Social (Sehab), Janaína Guedes.
Com a obra, 42 famílias tiveram suas moradias recuperadas, e outros 40 domicílios tiveram módulos sanitários implantados. Outro aspecto importante do novo espaço urbano, diz respeito à mobilidade urbana, com a integração das ciclovias e calçadas com o Parque da Maternidade, interligando a Baixada da Sobral ao centro da cidade.
A solenidade de inauguração do Parque Palheiral será às 16 horas no trecho que compreende a Rua Eucalipto, entre os Conjuntos Castelo Branco e Ivete Vargas. O evento contará com a presença do governador Tião Viana.