Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Artesanato acreano é líder de vendas em feira nacional – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Made in Amazônia

Artesanato acreano é líder de vendas em feira nacional

Nos últimos quatro anos, o artesanato acreano vem ganhando destaque no cenário nacional. O último ranking divulgado pela coordenação do Programa Nacional de Artesanato (PAB), o situa como líder de vendas por sua participação na 28ª Feira Nacional de Artesanato Mãos de Minas, realizada entre 5 a 10 deste mês em Belo Horizonte.

Dos 20 estados participantes da Feira, o Acre ficou em primeiro lugar no número de produtos comercializados (Foto: Cedida)

20 estados se inscreveram na Feira Nacional de Artesanato Mãos de Minas, a PAB, para que cada um expusesse o que há de melhor em produtos típicos de sua região. É a terceira vez que o Acre participa da Mãos de Minas. São nos espaços de feiras e vitrine e negócios que o setor tem alcançado os três melhores lugares em comercialização de produtos nos últimos anos.

Entre os participantes, o Acre foi o que teve a maior número de produtos vendidos. No estande dos acreanos foram comercializados 16% do faturamento total dos espaços comerciais do PAB. O segundo colocado comercializou 8% (Minas Gerais), seguido por Sergipe 6%; Alagoas 6%; e Mato Grosso do Sul. O faturamento do estande do Acre foi de mais de R$ 137 mil.

O resultado positivo se deve a uma política de fomento ao setor desenvolvida pelo governo do Estado com o Programa do Artesanato Acreano,  executado pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e o gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Acre.

Design contemporâneo

Dez artesãos levaram seus produtos à feira. O mix era composto por peças com design original marcado com traços e elementos da identidade amazônica. Todo o trabalho é fruto das clínicas de design, parte da formação do programa e desenvolvidas em parceria com o Sebrae.

Artesãos e coordenação comemoraram o primeiro lugar em vendas na feira nacional (Foto: Sepn)

Como valor da economia criativa, o Programa de Artesanato apresenta a marca Acre, Made in Amazônia. A ideia é trabalhar o desenvolvimento do produto utilizando a matéria-prima da floresta aliado a um design contemporâneo e identidade, além de agregar valor e sustentabilidade. O tripé envolve: formação, produção e difusão.

“É importante incorporar estes aspectos como mais um diferencial para agregar valor ao produto. Uma peça carrega muitos traços, da história à sensação de pertencimento de um lugar. Com a valorização do nosso artesanato afirmamos a nossa identidade e fortalecemos a cadeia produtiva do setor. Hoje sabemos que podemos competir de igual com estados que há anos vem desenvolvendo uma política para o setor, como Pernambuco e Minas. Os artesãos só têm a comemorar pelo resultado”, comentou Marlúcia Cândida.

Segundo a coordenadora do Artesanato Acreano, Marilda Brasileiro, desde o primeiro dia de feira o Acre alcançou as melhores vendas e o resultado é fruto de todo um compromisso do governo em promover o setor.

“Levamos produtos novos desenvolvidos a partir das clínicas de design. Como as feiras abrem com visitas de lojistas é uma oportunidade de apresentar o mostruário e tirar pedidos. Com as feiras já fidelizamos muitos clientes que nos procuram e trazem novos compradores. O resultado positivo é graças a todo arrojo de fomento à cadeia produtiva do artesanato promovido pelo governo tendo a primeira-dama como grande incentivadora do programa”, comenta.

Já o secretário de Pequenos Negócios do Acre, Henry Nogueira, pontua que o sucesso dos artesãos na feira representa que o projeto de incentivo aos pequenos negócios tem dado muito certo. “Apostamos na valorização do artesanato e dos artesãos acreanos, ao mesmo tempo em que proporcionamos a aproximação dos produtos com os consumidores, a prova disto foi o reconhecimento dos produtos apresentados na Feira em BH”, ressaltou.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464