O objetivo continua sendo o mesmo: controlar e diminuir os casos de malária na região do Juruá. Por isso, até esta sexta-feira, 19, profissionais em saúde de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá e Feijó participam de capacitações para combater os casos de doença na região.
As ações, que têm se intensificado nos últimos dias, fazem parte do plano integrado de ação de combate e controle da malária dos departamentos de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a prefeitura de Mâncio Lima.
Só no município, seis equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) são responsáveis por executar ações contra a doença. Por isso, frequentemente capacitações são realizadas com esses profissionais de saúde, para que as equipes possam aprimorar os serviços de acordo com a necessidade da região.
As capacitações a serem realizadas ao longo desta semana priorizam a participação das equipes de ESF, para que haja uma qualificação e resolutividade nos atendimentos prestados à população.
Valéria Moraes, gerente de Divisão de Atenção Primária da Sesacre, ressalta que as equipes de ESF devem trabalhar de acordo com as demandas da comunidade. “Hoje, devido ao aumento dos casos de malária na região, estamos apresentando aos profissionais estratégias que melhoram o cuidado integral e continuo ao paciente”, destaca.
As ações da Sesacre, em parceria com o município de Mâncio Lima, estão na segunda semana e se encerram nesta sexta-feira, 19.