Com o objetivo de combater crimes de diferentes naturezas, o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), deflagrou nesta semana operação de fiscalização na Floresta Estadual do Antimary (FEA).
Além de coibir práticas ambientais ilegais, o BPA também tem atuado no enfrentamento ao tráfico e uso de drogas, bem como na comercialização indevida de álcool nas áreas de floresta, por meio de rondas diárias, abordagem de veículos, vistorias e verificação de denúncias oriundas dos comunitários.
Segundo o comandante do BPA, coronel Antônio Teles, a operação não tem data para término. “Estamos atuando de forma preventiva e repressiva, garantindo a segurança dos comunitários e a ordem na floresta.”
O secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, destacou a importância da ação integrada. “Essa parceria com o Batalhão da Polícia Ambiental é fundamental para que possamos manter a ordem e proteger nossa floresta, bem como a comunidade que habita nela.”
A fiscalização investiga denúncias e combate atividades ilícitas na região, como o furto de castanha, retirada ilegal de madeira e outros crimes.
Floresta Pública
Gerida pela Sema, a FEA possui uma área de 45 mil hectares e foi a primeira do Brasil a realizar a exploração de manejo, via concessão florestal. Pesquisas e estudos vêm sendo realizados há mais de 20 anos no Antimary, alguns servindo de base para a elaboração da legislação florestal atual e combate às doenças tropicais, como a leishmaniose.