Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos continuam abertas – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Até dia 16

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos continuam abertas

Estão abertas as matriculas para a Educação de Jovens e Adultos o (EJA) em todo o estado.  Os interessados precisam se dirigir às escolas que oferecem a modalidade para pleitear a vaga. Todas as escolas que ofertam essa modalidade continuarão efetuando matrículas até o dia 16 deste mês.

Apenas o Centro de Educação de Jovens e Adultos o (CEJA) não dispõe mais  de vagas, pois está com sua capacidade 100% preenchida.

Nas escolas e comunidades rurais que têm um calendário diferenciado da zona urbana, as matrículas se estendem por todo o mês de março. Esse prazo é para todos os municípios.

Procedimentos 

Para efetuar matrícula, o aluno deverá apresentar histórico escolar, cópia do RG ou certidão de nascimento ou certidão de casamento e comprovante de endereço.

Podem estudar por essa modalidade de ensino, pessoas a partir dos 15 anos de idade, que não fizeram ou não concluíram o ensino fundamental ou médio, ou estejam em distorção idade-série.

De 1999 a 2017, mais de 400 mil alunos foram atendidos pelo EJA (Foto: Arquivo SEE)

De acordo com Fernanda Nóbrega, coordenadora do programa na Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), o EJA é uma oportunidade que as pessoas têm para retomar ou iniciar os estudos.

“É um programa que garante a continuidade dos estudos. Por exemplo, os estudantes que concluem as primeiras etapas do Programa Quero Ler continuam a sua formação básica na EJA”, explica.

Ela destaca ainda que essa continuidade permitirá a todos os estudantes o aperfeiçoamento de suas habilidades leitoras e escritoras, bem como a possibilidade de ingresso no ensino fundamental II e médio.

EJA

O EJA é destinado à alfabetização de alunos que por alguma razão não tiveram a oportunidade de concluir a educação básica na idade certa. E de 1999 a 2017 mais de 400 mil alunos já foram atendidos em todo o Estado.

Para 2018 a meta é ampliar em 10% a matrícula dessa modalidade de ensino em relação ao atendimento realizado no ano de 2017, que foi superior a 30 mil alunos.

Para 2018 a meta é ampliar em 10% a matrícula dessa modalidade de ensino (Foto: Arquivo SEE)

Novos espaços em Rio Branco

Para atender às demandas da EJA, do Programa Especial de Ensino Médio (PEEM) e do Poronga na capital, no período diurno, a SEE iniciou o atendimento vespertino em algumas escolas.

A Áurea Pires é uma delas. O órgão atenderá alunos da Baixada. Já a Escola Iracema Gomes, no Jequitibá, atenderá alunos da região do Calafate e arredores.

Outra escola que reabriu matrículas este ano para a EJA foi a Lourival Sombra. O estabelecimento público de ensino, localizado no Tangará, é uma oportunidade para moradores do bairro e entorno.

O PEEM e Poronga

Além disso, a Escola Marina Vicente, no bairro Boa União, atenderá novamente alunos do ensino fundamental no período da noite. A instituição também está com vagas para o PEEM.

O PEEM é outro programa da SEE voltado para as pessoas que estão em distorção idade-série. Ou seja, para aquelas que ainda estão fora da escola e se encontram com idade entre 16 anos e meio e 18 anos.

O Poronga é para os que estão com idade entre 15 e 16 anos.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464