Já imaginou plantar árvore como forma de carinho, respeito e agradecimento a uma localidade que influencia diretamente na construção de sua história de vida? Foi com esta simbologia que Carlos Edegard de Deus, titular da Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) e um grupo de amigos e familiares plantaram quarenta mudas de árvores, no Parque Tucumã, em Rio Branco, no fim da tarde de domingo, 11.
O ato, além de contribuir com o paisagismo do local, um dos mais frequentados pelos moradores da região para o desenvolvimento de atividades esportivas, também celebrou os quarenta anos de residência de Edegard de Deus no Acre, que chegou à capital acreana, nesta mesma data, em 1978 para trabalhar como professor na Universidade Federal do Acre (Ufac).
“Como forma de comemorar esta data e os anos de trabalho em prol de um meio ambiente sustentável, resolvemos, de maneira simbólica, plantar essas árvores em representatividade de cada ano que estou aqui, ademais, contribuindo com a arborização urbana deste espaço público” destaca Edegard.
Açaí, acerola, buriti, coco entre árvores frutíferas foram plantadas ao longo do parque, nas proximidades do Quiosque do Bambu. O sertanista José Meirelles, foi um dos presentes na atividade.
“Muitas das políticas públicas ambientais consolidadas no Acre tiveram a colaboração do Edegard e, nesta data, simbolicamente, viemos prestar esta homenagem, com algo que é bem representativo a ele. Que é o plantio de arvores”, disse Meirelles.
Histórico no Acre
Nos seus primeiros 20 anos, Carlos Edegard de Deus atuou diretamente na UFAC, como professor de disciplinas como Biologia e Genética. Participou da fundação do Parque Zoobotânico da instituição. Nas duas décadas seguintes, nos governos de Jorge e Tião Viana participa da gestão pública para a estruturação de uma política ambiental do Estado.
No ano de 2004, a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), por meio da Lei 1.558, de 19 de fevereiro do corrente ano, concedeu a ele o Título de Cidadão Acreano. “Fico muito feliz de ser cidadão acreano. Uma dupla cidadania de que muito me orgulho. Sou grato a essa gente acreana que me recebeu com muito carinho”, disse Edegard de Deus.