Para viabilizar a cadeia produtiva do arroz no Acre, a Secretaria de Agropecuária do Estado (Seap) realiza uma palestra que aborda a cultura do cereal associada à pastagem, nesta segunda-feira, 19, às 18h, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), onde estarão reunidos produtores e empresários.
O engenheiro agrônomo Danilo Rodrigues Gomes conduzirá a palestra, de acordo com o gerente do Departamento de Modernização Agrícola da Seap, Nilson César.
Nilton César ressalta que há mercado para que o Estado fomente essa cadeia e frisou que o arroz tem liquidez de mercado superior a do milho.
“O que falta é vir para o estado uma indústria que compre o produto, beneficie e processe-o aqui. Assim, a produção local ficaria na região para atender demandas daqui. Isso também permite que o produtor tenha uma alternativa de integração na reforma de pastagem porque o arroz não interfere na forragem”, detalha o gerente.
Nilton César adiantou que participarão do debate agropecuaristas que já tiveram experiência com plantio do cereal no passado. “Será discutida a questão dos incentivos fiscais. Além disso, trataremos do que se pode melhorar na política tributária para que o Acre seja atraente para empresas e elas tenham condições de ser competitiva com o arroz que vem de fora e entra no mercado local”, disse.