Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Seminário promove debate sobre novas tecnologias para a produção de café – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Apoio

Seminário promove debate sobre novas tecnologias para a produção de café

O governo do Estado, através da secretaria de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) e da Secretaria de Agropecuária (Seap), realizou nesta sexta feira, 16, o Seminário Estadual de Novas Tecnologias da Cultura do Café. O evento ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac).

O seminário visa fomentar a produção com novas técnicas de cultivo do café clonal. Na ocasião, mais de 500 produtores familiares conheceram as novas tecnologias implantadas em diversos viveirissos, incluindo o de Rondônia, considerado o maior da região norte, levando em consideração que a cultura do café clonal é considerada simples e de alta rentabilidade.

Seminário Estadual de de Novas Tecnologias da Cultura do Café, no auditório da FIEAC (Foto: Cedida)

Para garantir a larga escala de produção, o estado propõe alternativas que permitem a conservação da qualidade do produto final, incluindo a preparação de mudas em viveiros mais próximos das áreas de produção.

Sibá Machado, gestor da Sedens, considera que a troca de experiências favorece a cadeia agrícola do café no estado. “O governo tem incentivado essa cultura no Acre. Estamos com grande expectativa de que com esse fomento seja possível expandir a produção do café clonal para 1.500 hectares no estado. Essas novas tecnologias tendem a facilitar a produtividade”, destacou.

“Estamos trazendo o conhecimento e as inovações que utilizamos na cultura, em Nova Brasilândia do Oeste, em Rondônia, sobre como evitar e combater as pestes comuns nas folhagens e estratégias de clonagem, visando obter maior qualidade e quantidade de produção”, pontuou o viveirista Rudimar Tietz.

Mercado Promissor

A proposta é investir na produção e também na comercialização do café (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

De acordo com o Zoneamento Ecológico do Estado (ZEE), a agricultura familiar está entre as atividades de maior impacto econômico, social e ambiental no Acre. Para o gestor da Seap, José Carlos Reis, o apoio do governo tem sido fundamental para a geração de emprego e renda nesse setor. “Já temos resultados muito produtivos nesse setor. Muitos produtores já adquiram seus veículos, suas propriedades fruto desse trabalho iniciado pelo governo”, disse.

Visando atender a demanda de mercado, o estado investiu mais R$ 4 milhões nos últimos anos na produção, beneficiamento e comercialização do café para obter a máxima qualidade e quantidade e, assim, atender a demanda de mercado.

A técnica utilizada na plantação do produto é feita de forma clonal, com sistema de irrigação e não mais com utilização de sementes, levando em consideração a maior rentabilidade.

Com uma produção de 19 mil pés de café plantado em seis hectares, Cesalpino Faria pretende colher 180 sacas do produto ainda este ano, algo equivalente a mais de 10 toneladas do produto. “Sozinho é muito difícil conseguir um bom resultado. Uma coisa somos nós juntos, outra coisa sou eu sozinho e esse apoio tem me ajudado muito, por isso eu resolvi investir no café”, disse o produtor.

A proposta é investir na produção e também na comercialização do café.  Para isso é necessário obter a máxima qualidade e quantidade em atender ao mercado. As indústrias de torrefação e moagem são as responsáveis pelo processamento da matéria-prima para colocar à disposição do consumidor o produto final.

“Para a indústria a proposta de produção é de grande valia, porque temos a matéria prima local. Estamos gerando emprego e renda, com o dinheiro circulando no estado  a economia gira no próprio estado”, destacou o representante da indústria de café no estado, Adalberto Moretto.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464