Com a proximidade da Semana Santa, em que muitos, por tradição, não consomem carnes vermelhas, a venda do pescado nesse período movimenta as tradicionais feiras regionais.
No Bujari, distante 28 quilômetros de Rio Branco, há mais de uma década é realizada a Feira do Peixe e este ano, em sua 14ª edição, o evento será realizado nos próximos dias 27, 28, 29 e 30.
Em 2017, a feira resultou na venda de 13 toneladas de pescado e, neste ano, a expectativa é superar as vendas 15%.
“É uma forma de fortalecer a economia local, favorecendo os produtores da agricultura familiar. Este é um momento muito esperado por todos, seja consumidor, seja produtor”, disse o secretário da Agricultura de Bujari, Roberto Diógenes.
A aposentada Zilda Holanda costuma seguir a tradição e pretende preparar o cardápio para a família com os mais variados pratos a partir desse produto. “Sempre segui o costume, mas o peixe era algo a que nem todos tinham acesso, o preço era muito alto. Hoje encontramos facilmente e o preço é bom. Vamos reunir toda a família para comer uma moqueca”, afirmou.
O evento será realizado ao lado da Câmara de Vereadores de Bujari e conta com a participação de mais de quarenta produtores.
Além do peixe, o público poderá adquirir produtos regionais como artesanato, jardinagem, entre outros.
Leia também: Tião Viana consolida modernização na piscicultura com modelo trifásico