Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo inicia plano de turismo de base comunitária na reserva Cazumbá-Iracema – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
valorização da cultura

Governo inicia plano de turismo de base comunitária na reserva Cazumbá-Iracema

Visando estimular a geração de trabalho e renda, aliado à qualidade de vida dos povos da floresta, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), deu início ao projeto de elaboração do plano de turismo de base comunitária na reserva Cazumbá-Iracema.

O plano irá nortear, futuramente, as comunidades a praticarem o turismo de forma organizado e sistematizada, inserindo o turismo como alternativa de renda e atividade de preservação ambiental.

A ação faz parte do projeto que está inserido na segunda fase do programa Redd Early Movers (REM), uma parceria com o banco alemão KFW para a redução de emissão do carbono em cinco comunidades, incluindo aproximadamente 250 famílias num primeiro momento no Cazumbá. Cerca de 40 famílias serão atendidas direta e indiretamente.

Equipes da Setul conversaram com moradores da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema para apresentar a proposta e ouvi-los  (Foto: Cedida)

Uma visita técnica foi realizada nesta semana para apresentar o plano à comunidade da reserva extrativista, na região do Purus. No entanto, outras quatro comunidades estão inseridas no plano e devem ser visitadas ao longo do ano.

Além de avaliar o interesse da comunidade, foi realizado um breve levantamento quanto aos atrativos que compõem o local.

Para o chefe do Departamento de Turismo da Setul, Diego Rebouças, a proposta visa valorizar as culturas e tradições e busca o fomento de geração de renda aos moradores por meio do turismo de base comunitária.

“É importante citar que todos os planos serão construídos colaborativamente com a comunidade, garantindo um processo coletivo que atenda realmente as necessidades de cada local e permita o apropriamento por parte deles de todo o processo”, ressaltou Rebouças.

Equipes da Setul na Resex Cazumbá-Iracema (Foto: Cedida)

O projeto

Além de contribuir para a conservação e desenvolvimento da região, o turismo de base comunitária gera benefícios econômicos, culturais e sociais. O projeto busca um modelo mais justo e igualitário de turismo, que coloque a população local no centro do planejamento, da implementação e do monitoramento das atividades turísticas.

Essa interação é importante para que o morador preserve seus costumes e para que o turista perceba o quanto é primordial para essa comunidade manter o seu meio ambiente local com integridade.

O turismo brasileiro, como setor econômico, é reconhecido como importante gerador de divisas capaz de gerar oportunidades de trabalho e renda e de contribuir para a redução das desigualdades regionais e sociais em diferentes pontos do território.

Turismo de base comunitária são iniciativas e atividades protagonizadas pelas comunidades locais que, se ordenadas e bem estruturadas, representam importantes experiências turísticas, agregando valor aos roteiros e gerando emprego e renda para a região.

Leia também: Acre possui mais de 47% de seu território composto por áreas protegidas


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464