Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Projeto do Estado ajuda estudantes a fazer escolha profissional consciente – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Apoio Psicólogico

Projeto do Estado ajuda estudantes a fazer escolha profissional consciente

Felipe Oliveira está no último ano do ensino médio e sonha fazer direito. “Quero ser um grande advogado, para defender os injustiçados”, declara. Pelo posicionamento firme do estudante, percebe-se que ele não só definiu a profissão que vai seguir como tem consciência de suas escolhas.

O estudante Elias Menezes não tem a mesma certeza: “Ainda não sei o que fazer, tenho muitas dúvidas e estou meio confuso sobre qual carreira seguir futuramente”, revela. Ambos estudam na escola Heloísa Mourão Marques.

Felipe e Elias retratam o perfil da maioria dos jovens da atualidade e foi por saber que para muitos estudantes não é fácil escolher a carreira a seguir que a Secretaria de Educação e Esporte do Acre (SEE), por meio da coordenação de apoio psicopedagógico, resolveu criar, em 2001, o Programa de Orientação Profissional.

Na foto os colegas de turma Felipe, Elias, Paulo e Ruitamara (Foto: Mágila Campos/SEE)

Uma ação que tem como objetivo facilitar o momento de escolhas dos estudantes, auxiliando-os a compreender sua situação específica de vida, na qual estão incluídos os aspectos pessoais, familiares e sociais.

O projeto percorre as escolas de ensino médio da capital. Este ano, começou pelas escolas estaduais Rodrigues Leite, Heloísa Mourão e Colégio Barão do Rio Branco. A coordenadora do projeto na SEE, Maria Irteni, explica que a iniciativa é uma maneira de ajudar os estudantes a optar por um ofício de forma responsável e segura.

“Antes de optar por qual carreira seguir é necessário que o estudante tenha claro quais são seus reais interesses, suas habilidades e competências. O projeto vem para ajudá-los a ampliar sua visão sobre as possibilidades oferecidas e sobre os caminhos que terão que percorrer até chegar o sucesso profissional”, frisa.

Estudantes contam com apoio e passam por testes psicológicos (Foto: Mágila Campos/SEE)

Como funciona?

O projeto funciona prioritariamente com os alunos do 3º ano do ensino médio que estão aptos a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular para ingressar posteriormente em uma universidade. Na prática, os estudantes contam com apoio e acompanhamento de profissionais de psicologia que fazem testes para avaliar os interesses profissionais dos participantes e o nível de maturidade para a escolha profissional desejada.

Além disso, os adolescentes participam de palestras motivacionais e estudo sobre as profissões, para que possam entender melhor como cada uma funciona, suas vantagens e desvantagens, e seus campos de atuações.

Algo que pode ajudar tanto Felipe quanto Elias. “Acredito que no final eu vou ter um direcionamento melhor, né! Vou conhecer melhor a área que me identificaria e seria um bom profissional, ai vou escolher ”, conta Elias.

Felipe, que já sabe o que quer, avalia como importante o apoio psicológico. “Tem muitas pessoas que estão perdidas, não sabem o que querem fazer e eles podem ajudar essas pessoas a encontrarem um caminho que mais tenha a ver com elas e também pode ajudar a gente a ter mais certeza”, salienta.

Desde que se iniciou, já passaram pelo projeto 6.442 estudantes (Foto: Mágila Campos/SEE)

Mais de seis mil atendimentos

A ação é uma realização da SEE, em parceria com o curso de Psicologia da Uninorte. Desde que se iniciou, já passaram pelo projeto 6.442 estudantes. Além da capital já houve ações do programa em Cruzeiro do Sul e na zona rural de Rio Branco.

Este ano, só no primeiro semestre estão sendo atendidos cerca de 1200 alunos. “Esse é um projeto de mão dupla, pois ao mesmo que nos ajuda a aplicar, na prática, os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade é uma maneira de ajudar os jovens a se autoconhecerem e tomarem as decisões futuras com segurança e consciência”, explica a universitária de Psicologia, Euda Ribeiro.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464