Na próxima quarta-feira, 25, em alusão ao dia mundial de combate à malária, com o tema “integrar para combater”, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), em uma ação conjunta com o Ministério da Saúde (MS) e a parceria das prefeituras do Juruá, realiza em Cruzeiro do Sul uma ação de promoção e controle de combate à malária que vai envolver agentes comunitários de saúde e de endemias, gestores e coordenadores de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e também de Guajará, no Amazonas. A expectativa da organização é de que participem das atividades cerca de 400 pessoas.
Na manhã desta segunda-feira, 23, a divisão de Vigilância em Saúde e o Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias receberam a interlocutora do Ministério da Saúde, do programa nacional de combate à malária, para discutir as ações de vigilância e monitoramento e ação dos próximos dias no Juruá.
O governo do Acre, durante todo o mês de abril, tem intensificado as ações de combate à malária na região, com capacitação dos agentes municipais de saúde e a entrega de equipamentos que auxiliam nas ações. O secretário de Estado de Saúde, Rui Arruda, acompanhado da assessora especial do governo, Suely Melo, esteve nos últimos dias visitando o Juruá, fortalecendo a parceria com os municípios.
De acordo com Marília Carvalho, gerente do Departamento de Vigilância de Saúde Ambiental e Controle de Endemias da Sesacre, o intuito é discutir o plano de ação de combate nas fronteiras, por isso, a inclusão do município de Guajará na programação.
“A malária não tem território, não se sabe em qual município da região a doença está. Por isso, como estado, continuamos dando apoio a região, intensificando as ações de combate a malária O município de Guajará também está incluso por fazer fronteira com nosso estado e também tem uma grande incidência de casos de malária. Estamos unindo todos para um controle maior da doença”, ressalta Marília.
Liana Reis, representante do MS, destaca como é o apoio dado ao estado em relação aos casos de malária no Juruá. “A malária é uma doença que se o trabalho de combate for realizado da forma correta, teremos uma redução. Então é para isso que estamos aqui hoje. Além de apoiarmos com assessoria técnica, também apoiamos com o acompanhamento e auxiliando na execução das ações.”