Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre sedia Seminário Internacional de Turismo em Áreas Protegidas da Amazônia – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Desenvolvimento Sustentável

Acre sedia Seminário Internacional de Turismo em Áreas Protegidas da Amazônia

Reconhecido por sua política de desenvolvimento sustentável, o Acre possui 47,9% do território composto por áreas protegidas e sedia pela primeira vez o Seminário Internacional de Turismo em Áreas Protegidas da Amazônia. A quinta edição do evento é realizada de 7 a 9 de maio, no auditório Garibaldi Brasil da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O evento capacita o público por meio de palestras diversas (Foto: Júnior Aguiar/Secom)

Promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e governo do Estado, o seminário reúne gestores, comunitários que residem dentro ou no entorno das unidades de conservação e sociedade civil organizada.

Além de fomentar a troca de experiência entre os participantes, sobre turismo de base comunitária, o evento capacita o público por meio de palestras diversas, de colaboradores da Pan-Amazônia, Estados Unidos, Canadá e do Brasil, que vão abordar práticas exitosas de turismo no mundo e em florestas tropicais.

Paulo Faria, coordenador de Ecoturismo do ICMBio, explica o objetivo do encontro. “Além de capacitar os participantes, pois teremos a apresentação de 14 experiências exitosas, que são boas práticas de turismo de base comunitária, temos como meta de desdobramento a consolidação do nosso Caderno de Diretrizes do Turismo de Base Comunitária, além de catalisar alguns projetos nas nossas unidades de conservação”, destacou.

No Acre, o governo do Estado tem impulsionado o turismo de base comunitária e a produção sustentável, o que tem ampliado a geração de emprego e renda e garantido a conservação da floresta, é o que observa a secretária de Estado de Turismo, Rachel Moreira.

“O seguimento de turismo no Acre é, substancialmente, de base comunitária. Pois, aqui, ele ocorre nas comunidades, sejam tradicionais ou indígenas. Todo o nosso trabalho é baseado nesse patamar que o seminário põe em discussão, pois compreendemos que quando o turismo gera renda para uma comunidade, os moradores passam a ser os maiores defensores daquela área, uma vez que gera renda e promove o desenvolvimento sustentável”, frisou.

No primeiro dia de seminário, segunda-feira, 7, o público debateu as seguintes temáticas: o sucesso do TBC em comunidade indígenas remotas; lições e boas práticas de TBC ao redor do mundo; promoção e comercialização do ecoturismo e turismo de base comunitária sob a ótica de mercado, além das experiências de sucesso do Peru e Acre.

A atividade conta com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), governo do Amazonas, Universidade de Montana, Universidade do Colorado, empreendedores e comunitários. Com o intuito de unir otimizar esforços, o Grupo de Trabalho de Turismo de Base Comunitária (GT-TBC) realiza, no mesmo período, o 1◦ Encontro de Práticas de Turismo de Base Comunitária.

O contato com a floresta amazônica e a vivencia com os extrativistas são atrativos da Trilha Chico Mendes (Foto: Kennedy Santos/Secom)

Economia sustentável

Para o seringueiro e morador da Reserva Extrativista Chico Mendes, Anacleto Maciel, 52 anos, o turismo surge como nova alternativa de renda para os comunitários. “Essa é uma maneira da gente diversificar a nossa renda e conscientizar as pessoas que a floresta em pé é muito mais lucrativa. Sem falar, que nós vivemos em reserva que a base do movimento social no Acre, a Chico Mendes”, ressaltou.

Na Resex Chico Mendes, o ICMBio e o governo do Acre tem impulsionado o turismo de base comunitária, fomentando o acesso à Trilha Chico Mendes – produto turístico que fomenta atividade de trekking na unidade de conservação e promove a economia sustentável na região.

Das 22 UCs que compõem o território acreano, 11 são federais e geridas pelo ICMBio. Outras nove estão sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). As outras duas classificam-se como Reserva Particular do Patrimônio Natural e UC Municipal.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464