Com capacidade de ofertar 80 exames de mamografias por dia, o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon), referência no diagnóstico do câncer de mama e do colo de útero no estado, realiza bem menos que essa quantidade. Isso porque não existe demanda reprimida, ou seja, as mulheres que buscam o serviço não precisam esperar para fazer o exame.
Como forma de suprir a necessidade e reforçar o atendimento de pacientes do interior, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com o Hospital Raimundo Chaar, em Brasileia, vem viabilizando um dia de atendimento exclusivo no Cecon para o exame preventivo do câncer de mama com mulheres da Regional do Alto Acre. O secretário Adjunto de Atenção à Saúde, Raicri Barros, acompanhou o atendimento das 33 mulheres, a maioria moradoras de Brasileia, na manhã da quarta-feira, 23.
“O Cecon está recebendo hoje mulheres de Brasileia e Epitaciolândia que vão realizar exames de mamografia. Essa é uma preocupação do Estado em oferecer diagnóstico para identificar possíveis casos em que haja a necessidade de encaminhamento e tratamento dessas pacientes. Uma ação de extrema importância que fortalece a proposta do governo, que é a prevenção. A Saúde vem se reorganizado no sentindo de ofertar serviços e evitar o adoecimento da população. Então, ações como essas precisam ser constantemente incentivadas”, destaca o secretário.
A ação, que vem sendo realizada desde 2016, com apoio do gabinete da deputada Leila Galvão, que faz articulações junto ao município para o transporte das pacientes até a capital, já contemplou 130 mulheres com idade acima de 40 anos residentes da área urbana e rural de Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri.
“O governo do Estado, por meio da Sesacre, não tem medido esforços para nos atender. Essa parceria conseguiu amenizar a situação de pacientes de Brasileia, reduzindo o tempo de espera por esse procedimento. Estamos felizes com esse apoio, pois sabemos da importância do exame de mamografia, uma vez que a maioria dessas mulheres não teria condições financeiras de realizar sozinhas”, destaca Silvania Batista, gerente administrativa do Hospital Raimundo Chaar.
Luciana Gadelha, de 43 anos, é uma das 33 mulheres do Alto Acre atendidas na manhã desta quarta-feira pela equipe do Cecon. Realizando o exame de mamografia pela primeira vez, ela fala do atendimento. “Estava nervosa com o exame, mas a equipe do Cecon nos acolheu muito bem e explicou todo o procedimento. A gente que mora no interior tem muita carência de atendimento. Quando soube da oferta, logo fui atrás de me cadastrar. Estou satisfeita, pois chegamos aqui e toda a equipe já estava à nossa espera. Isso é muito bom.”