Profissionais da educação da região do Baixo Acre participaram na manhã desta terça-feira, 29, em Rio Branco, da abertura da Conferência Intermunicipal de Educação. O evento, realizado no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), objetiva orientar os dirigentes municipais de educação sobre a construção do Plano Nacional da Educação (PNE) e do Sistema Nacional de Educação (SNE).
Os debates voltados à implementação do PNE e do SNE no estado são uma forma de preparação para a Conferência Nacional de Educação (Conae), evento de grande importância para a área da educação brasileira, a ser realizado em novembro deste ano, em Brasília.
A etapa intermunicipal do Conae é uma iniciativa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Acre), do Conselho Estadual de Educação e do Fórum Estadual de Educação, que tem como presidente o secretário de Educação Marco Brandão.
“O Fórum Estadual de Educação é parte do Fórum Nacional, que é o espaço no qual se pode dialogar e debater com diferentes instâncias da sociedade sobre a construção do PNE e do SNE e como, na prática, isso vai se efetivar no âmbito da educação do país. O que fazemos aqui é uma grande avaliação do que já foi feito pelos planos estaduais e municipais e como está se relacionando com a esfera federal”, avalia.
A terceira edição do Conae tem como tema principal “A Consolidação do SNE e o PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. Para a presidente da Undime Acre, Márcia Silva, que também responde pela Secretaria de Educação de Senador Guiomard, “este é um momento de fundamental importância, em que, através do monitoramento e consolidação dos dados dos municípios, ficamos cientes de todo o planejamento do PNE, que acontece em prol do avanço da qualidade do ensino”.
O secretário municipal de educação, Marcio Batista, reafirmou que a preparação para a Conae garante a avaliação dos trabalhos executados pelo plano municipal de educação e pelo plano estadual. “Mesmo na situação delicada em que o país se encontra, é necessário perceber o impacto no que diz respeito ao repasse de verbas para a educação, o que compromete as implementações e metas que os municípios propõem aos planos. Precisamos avaliar em que estágio nos encontramos na avaliação dessas metas e como é que podemos pautar o debate da educação a nível nacional, bem como a retomada de investimentos para que a educação seja de fato uma prioridade do país, dos estados e dos municípios”, garante.
A pedagoga Maria Clara Siqueira, da Secretaria Municipal de Educação (Seme), que atua na formação de professores, destaca a necessidade de profissionais da educação se envolverem com questões importantes, como a implementação de planos nacionais. “É primordial que nós nos interessemos por assuntos que podem mudar os rumos da educação no país, e o Conae é um deles. Participar dessa conferência nos faz trabalhar ainda mais para atingir nossas metas como educadores”, garante.
Etapa intermunicipal
As conferências municipais começaram na terça-feira 22, passando por todas as cinco regionais do estado até chegar ao Baixo Acre, na capital Rio Branco. As etapas intermunicipais da Conferência Nacional de Educação serão concluídas em Cruzeiro do Sul, na região do Juruá, no dia 30 próximo.
A conferência é um momento de discussão que tem como propósito trabalhar os indicadores e avaliações propositivas que avaliem a instrumentalização do Plano Estadual de Educação, abrangendo todos os municípios do Acre. A programação na capital acreana acolhe Acrelândia, Plácido de Castro, Capixaba, Bujari, Porto Acre e Senador Guiomard.