Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Artigo – Ruas do Povo e saneamento básico são resultado de decisão política no Acre – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
cidadania e inclusão social

Artigo – Ruas do Povo e saneamento básico são resultado de decisão política no Acre

Em 2011, no início do seu governo, Tião Viana propôs duas ações que ficaram marcadas na minha memória: concluir a ligação do Acre pela rodovia BR-364 e criar o programa Ruas do Povo, de saneamento e pavimentação. Como jornalista, eu me perguntava de que maneira o Estado conseguiria dar resposta a duas situações que se mantiveram sempre presentes entre os problemas principais da população.

Sete anos depois, mesmo passando por uma grave crise econômica e política no país, o Acre pode se orgulhar de que tem um trabalho sólido para a melhoria de todo seu sistema de saneamento. É importante constatar esta afirmação com dados.

No ano de 2000, início dos governos de Frente Popular, Rio Branco tinha apenas 108 quilômetros de rede coletora de esgoto. Em 2016, com o programa Ruas do Povo em execução, a capital passou a ter 533 quilômetros, um crescimento de 393% no período. Já a rede de abastecimento de água em todo o estado passou de 399 quilômetros no ano 2000 para 2.360 quilômetros em 2016, crescimento de 491%. O Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), criado pelo governo do Estado, é o responsável pela execução.

Ter um avanço assim tão grande na principal cidade do estado é significativo. Na saúde pública, já se pode visualizar os efeitos dessa intervenção pública. Em Rio Branco, a taxa de mortalidade infantil, um dos principais indicadores de qualidade de vida e de saúde, saiu de 21,81 em 2007 para 11,46 óbitos infantis (a cada 1.000 nascidos vivos) em 2017. Fica clara a relação de saneamento com saúde pública.

Mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) também sabe dessa relação e até faz relatórios periodicamente mostrando essa problemática no mundo. A OMS afirma que, para cada dólar investido em água e saneamento, são economizados 4,3 dólares em custos de saúde. A organização reforça ainda mais a importância do investimento neste setor. Em seu relatório, ela afirma: “Juntas, a água não limpa e as más condições de saneamento constituem a segunda maior causa de mortalidade infantil no mundo”.

Só isso já demonstra o tamanho da decisão política de conseguir R$ 1 bilhão para investir em abastecimento de água, construção de rede de esgoto e pavimentação para mais de 3.500 ruas em todo o estado. Cerca de 90% do projeto já está executado.

A capital acreana tinha apenas cerca de 300 quilômetros de pavimentação realizada. Apenas com o Ruas do Povo, o governo realizou mais que o dobro – foram 350 quilômetros de pavimento que mudaram vidas. Isso mostra também o tamanho do trabalho, em alguns anos fez o mesmo que os governos em décadas fizeram.

Esse montante é apenas com o Ruas do Povo, pois há ainda outros projetos que modernizam as estações de tratamento de água dos municípios e que constroem do zero toda a infraestrutura de saneamento nos municípios de difícil acesso no Acre, o Saneamento Ambiental Integrado para Jordão, Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Assim, as 22 cidades acreanas estão sendo bem cuidadas.

Diversos setores da sociedade e do meio político criticam os resultados do programa, fato normal para um projeto desse porte, que visa mudar a realidade de cidades e bairros. A verdade é que até mesmo a Polícia Federal revirou o Ruas do Povo e acabou por não apresentar nenhuma prova de erro – pior, apenas jogou inocentes na fogueira do julgamento popular. Só em um processo, por exemplo, a Justiça Federal absolveu 21 acusados, enquanto outros tantos nem denúncia formulada tiveram.

Com trabalho e organização, o governo de Tião Viana seguiu seu objetivo e fez história. Em um relato de 2016, após o fim das obras no bairro Vila Nova, em Rio Branco, Isaac Mendes expressou bem esse sentimento de realização que significa o trabalho do governo: “O programa Ruas do Povo foi uma bênção de Deus para nossas vidas. Aos moradores do Vila Nova, ele trouxe dignidade, esperança, alegria e qualidade de vida”.

O projeto agora caminha para sua conclusão. Fica claro que o Ruas do Povo foi uma das maiores iniciativas de saneamento de um governo estadual e, com certeza, segue a decisão política de Tião Viana de investir em saneamento público em todo o Acre. Não é apenas rua pavimentada, é a construção de uma cidadania e inclusão social.

Leia também: Governo e prefeitura vão retomar Ruas do Povo em Rio Branco


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464