Compreendendo a influência das novas gerações para o futuro do planeta, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu nesta quinta-feira, 7, a palestra “Água e Gestão: Conhecer para Valorizar”, na Escola Estadual Rural Ruy Azevedo, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago do Amapá, em Rio Branco.
No Acre, a gestão dos recursos hídricos é política pública norteada pelo Plano Estadual de Gestão de Recursos Hídricos – instrumento de gerenciamento e planejamento, que reúne ações, programas e projetos voltados para o uso racional, consciente e preservação, pautados na proposta de desenvolvimento sustentável do governo.
Como forma de estimular a reflexão dos estudantes sobre a conservação do meio ambiente, a direção da escola promoveu um concurso de redação e premiou os textos que se destacaram. A atividade socioeducativa também incluiu a apresentação de pinturas produzidas pelos alunos, dentro da temática ambiental.
“Escolhemos o tema ‘Meio Ambiente Somos Nós’ para trabalhar durante o mês de junho, pois queremos despertar a conscientização da sociedade sobre o cuidado com o planeta. E é essencial trazer o debate para dentro das escolas, uma vez que as novas gerações têm papel importante nesse processo de conservação e mudanças de hábitos. O Estado tem atuado na formação de cidadãos mais conscientes”, salientou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus.
Na ocasião, a Sema também realizou rodas de conversa e distribuição de mudas de espécies frutíferas e ornamentais produzidas no Viveiro da Floresta e Viveiro do Horto Florestal. A atividade contou com apoio das divisões de Gestão de Recursos Hídricos, Educação Ambiental e Departamento de Áreas Protegidas e Biodiversidade da Sema.
A ação socioeducativa ambiental compõe a programação do governo do Mês do Meio Ambiente deste ano, que tem como tema “Meio Ambiente Somos Nós: Protegendo Nossas Florestas, Nossos Rios, Nossa Gente”.