Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Imac contribui para o processo de ressocialização de reeducandos – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Futuro promissor

Imac contribui para o processo de ressocialização de reeducandos

O governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária, desenvolve inúmeros projetos voltados à ressocialização de reeducandos por meio de cursos, incentivo à leitura, capacitações, entre outros. Um dos destaques desses projetos, é a horticultura, projeto que ganhou mas um grande parceiro: o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

Na última semana, equipes do órgão visitaram o espaço conhecido como Fazendinha, área agrícola pertencente ao sistema penitenciário em Rio Branco, para acompanhar a projeção do espaço feita com insumos oriundos de apreensões do órgão.

Para manter a floresta em pé e o baixo índice de desmatamento, o governo do Estado e os órgãos ambientais realizam diversas ações de combate a praticas de crimes contra o meio ambiente.

Em pontos estratégicos, são realizadas fiscalizações diárias para coibir as derrubadas e o transporte de madeira sem autorização legal. Durante as ações, quando identificadas irregularidades, todo o produto é apreendido e fica à disposição para ser doado mediante processo legal com a devida destinação. Depois da doação, o órgão verifica a forma como o beneficiário está utilizando o produto.

Fazendinha recebe doações de madeiras apreendidas pelo Imac (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Uma das funções do Imac [Instituto de Meio Ambiente do Acre]  é apreender produtos ilegais relacionados ao meio ambiente e depois dar a destinação desses bens apreendidos. Há todo um processo burocrático que atende às normas de doação. A partir disso, verificamos in loco a utilização desses produtos. Aqui  na Fazendinha, os responsáveis pelo local felizmente nos surpreendem, pois é um projeto que favorece toda a sociedade com a ressocialização dessas pessoas”, pontua o diretor do Imac, Paulo Viana.

A Fazendinha

A Fazendinha é uma área de 2,8 hectares situada ao lado do presídio estadual Francisco de Oliveira Conde. O projeto nasceu de um grupo de agentes penitenciários que buscavam alternativas de trabalhar formas de ressocialização de reeducandos por meio do trabalho agrícola, com apoio da direção e atual gestão da unidade foi criada a Fazendinha.

Com apenas oito meses de uso, o local a cada dia vai sendo estruturado. Para tanto, algumas parcerias são necessárias para fomentar o projeto. A doação de madeiras feita pelo Imac permitiu a criação das pequenas construções existentes na área.

“O objetivo desse projeto é a readaptação dos presos, uma vez que eles passam anos numa estrutura prisional fechada e quando cumprem suas penas acabam voltando com uma identificação social novamente. Essa iniciativa é fundamental para a construção de uma nova identidade do apenado. O Iapen vai continuar fomentando e investindo nesse processo de frente de trabalho”, destacou o diretor-presidente do Iapen, Aberson Carvalho.

“Sem a parceria com o Imac o projeto não teria avançado em tão pouco tempo de existência” (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

De acordo com os técnicos responsáveis, a proposta é tornar o ambiente um centro penitenciário agrícola, a fim de alcançar o maior número de presos no processo de ressocialização.

“Nossa intenção é qualificar. Acreditamos que a chave para a ressocialização é a capacitação, e queremos preparar essas pessoas para o mundo profissional lá fora. Estamos apenas com oito meses trabalhando nesse projeto e já temos fruto dele. Nossa ideia é proporcionar a oportunidade aos reeducandos de outros presídios do estado”, destacou o técnico agrícola Vladimir Brito Rocha.

Ainda de acordo com o técnico, sem a parceria com o Imac o projeto não teria avançado em tão pouco tempo de existência. “Estamos estruturando toda essa área com um projeto ousado, e sem a parceria do Imac teria sido difícil alcançar o que hoje já existe naquela área. Somos muito gratos a esse grande parceiro”, disse.

O valor adquirido com a venda da produção na Fazendinha os técnicos pretendem investir na aquisição de insumos para os animais e pequenas demandas da unidade prisional.

Atualmente, cinco reeducandos mantidos em regime fechado que apresentam bom comportamento e estão prestes a cumprir a pena fazem parte do projeto. Eles auxiliam nas atividades com orientação de técnicos agrícolas e uma engenheira agrônoma, realizando o manejo de aves, suínos e ovinos, além de mudas frutíferas e hortaliças.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464