Você sabia que existe um guia alimentar para menores de dois anos?
Existe e é importante. É um instrumento orientador que informa sobre os benefícios de optar por uma alimentação mais saudável e a não consumação de industrializados para aqueles que ainda estão em fase de crescimento.
As crianças, por ainda estarem fortalecendo o organismo, estão mais propensas a contrair alguma doença por meio da ingestão de alimentos.
Há quatro anos, o Ministério da Saúde (MS), com a ajuda de especialistas em nutrição, tem reformulado o guia alimentar. O objetivo é que o material possa, de forma ainda mais qualificada, fornecer orientações nutricionais de acordo com cada região do país.
Nesta quinta-feira, 28, é a vez de o Acre contribuir com essa reformulação. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Alimentação e Nutrição, realiza a revisão do guia alimentar. A intenção é contribuir com a reformulação do material, para que o documento sirva de apoio para cuidadores, gestores de saúde, nutricionistas e principalmente pais de crianças.
De acordo com Deltirene Cardoso, gerente da Divisão Alimentação e Nutrição da Sesacre, a revisão do guia alimentar ajuda também a identificar o momento em que os pais devem procurar um profissional. “Cuidar da alimentação é cuidar da saúde. A reformulação desse guia alimentar, que logo ficará disponível a toda a população, está de acordo com cada região do Brasil, pois, como sabemos, o que comemos no Norte não é o que se come no Sul, por exemplo”, destaca.
A oficina de reformulação do guia alimentar será na Fameta, às 8 horas, e terá a participação de técnicos do Ministério da Saúde.