O Hemoacre divulgou nesta semana um calendário para coleta externa de sangue neste mês de agosto. Nesse período, o órgão realiza uma extensa programação para que não faltem oportunidades a quem já é doador continuar fazendo esse gestor de solidariedade e para captar novos doadores.
Uma bolsa de sangue salva até quatro vidas. A doação é a única alternativa para quem precisa de uma transfusão, seja em uma cirurgia ou em uma situação de emergência, como, por exemplo, um acidente de trânsito.
O Hemoacre é responsável por abastecer os estoques de bolsa de sangue de todas as unidades de saúde pública e privada do estado, como o Hospital das Clínicas e o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).
A quantidade atual de doadores não é suficiente para suprir a demanda das unidades. Nos últimos dias, é considerado crítico o nível do tipo sanguíneo B positivo e negativo.
A gerente do Hemoacre, Elba Oliveira, destaca que é importante a população não lembrar apenas da unidade quando precisa. “É importante que todos lembrem de vir com frequência ao Hemoacre, para ajudar o próximo por meio da doação de sangue. É importante todos verem esse gesto como uma maneira de fazer a diferença na vida do outro.”
Além de funcionar de segunda a sábado, inclusive feriados, na avenida Getúlio Vargas, 2787, das 7h30 às 17h30, o Hemoacre também realiza coletas externas.
Nos próximos dias 15 e 16 o ônibus do hemocentro estará na Uninorte, a partir de 9 horas.
Para ser doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos, sentir-se bem de saúde e possuir documento com foto válido em todo o território brasileiro. Menores de idade precisam ser acompanhados de um responsável.