Visando a transparência e visibilidade das ações de saúde realizadas no estado, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) realizou na manhã desta segunda-feira, 20, a audiência pública de prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre deste ano.
De janeiro a abril de 2018 foram aplicados cerca de R$ 270 milhões em ações, serviços e assistência de saúde no estado. Durante a audiência, foram apresentados os investimentos de vigilância em saúde, que tem tido maior atenção devido ao surto de sarampo no Brasil e os quatro casos confirmados no Acre.
Com base no relatório de prestação de contas apresentado neste primeiro quadrimestre, do montante investido, grande parte – R$ 200 milhões – provém de recurso próprio.
De acordo com o diretor de planejamento da Sesacre, João Francalino, a audiência é um momento para analisar o que foi programado para ser executado na saúde do Acre. “São números que nos deixam muito satisfeitos. O Estado tem obrigação de aplicar 12% da receita, mas foram aplicados 13,20%, o que significa 18 milhões de reais a mais de investimento na saúde.”
Além dos gastos, também foram apresentados os números com o Tratamento Fora de Domicilio (TFD), o fluxo de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde do Estado, indicadores de saúde e a realização de eventos que fortalecem os atendimentos e ações de saúde em todo estado.
O secretário de saúde do estado, Rui Arruda, destacou também que o percentual investido na saúde pelo Governo do Acre está acima do preconizado pela lei. “É importante mostrar para todos os números e os resultados que estamos conseguindo na saúde do estado. Conseguimos mostrar que mesmo diante de tantas dificuldades, como a diminuição dos repasses, estamos conseguindo dar continuidade nas ações de saúde em nosso estado”.