Com objetivo de proporcionar um atendimento com mais qualidade aos usuários dos serviços públicos do estado, por meio do investimento na capacitação dos servidores, a Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA) realizou na manhã desta quinta-feira, 25, uma palestra sobre humanização para a equipe de funcionários da Organização em Centros de Atendimento (OCA).
Mais de 40 profissionais participaram da palestra, que por meio de um atendimento mais humanizado busca melhorar o clima organizacional e fazer com que os servidores se sintam bem consigo mesmos, o que resulta em uma prestação de serviço ainda melhor.
“Queremos convidar o servidor a se autoconhecer e se automelhorar. Quando melhoramos as relações interpessoais que acontecem no ambiente de trabalho fazemos com que o servidor se sinta bem e mais capacitado, se habilitando para prestar um serviço de qualidade”, diz Elineide Meireles, diretora de humanização da SGA.
A escolha da OCA para a palestra não é por acaso. Lá estão concentrados atendimento de 27 instituições públicas municipais, estaduais e federais e mais de 5 mil pessoas passam, diariamente, pelo local.
São pessoas como a estudante Vitória Ferreira, que utiliza os serviços da OCA e fala um pouco do atendimento que recebe. “O atendimento na OCA melhorou bastante. Um exemplo é o tempo de espera, antes demorava muito para sermos atendidas, era horrível esperar tanto tempo. Hoje em pouco tempo somos atendidas”, diz.
Humanização para atender melhor o cidadão
Para quem não sabe, a humanização foi criada em 2011, no governador Tião Viana, e surgiu com o objetivo de melhorar o atendimento e a prestação dos serviços públicos. A ideia é que o ambiente se torne mais humanizado. Como estratégias para que isso aconteça, são desenvolvidas atividades motivacionais e outras ações que fazem com que os profissionais se sintam bem e, consequentemente, trabalhem melhor.
“Temos uma esforço muito forte na área de qualidade de vida, prevenção, cuidados de saúde, beleza, trabalho com arte e cultura. Tudo para promover a comunicação e a transversalidade do serviço público em cada uma das secretarias”, explica Meireles.
Uma das formas de esse trabalho chegar a todas as secretarias foi a constituição da Rede Estadual de Humanização, composta por servidores de todas as áreas do Executivo estadual. Ela é responsável por planejar as atividades em cada organização e atividades macro que acontecem por meio da diretoria de humanização.
A humanização foi transformada em lei no fim de 2017.