Uma das prioridades do governo Tião Viana foi garantir acesso às escolas públicas estaduais durante seu governo. Nesse sentido, foram reformados e construídos vários colégios nas zonas urbana e rural, como também em comunidades indígenas, pois um ensino de qualidade é fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade e o ambiente físico onde ele é transmitido é de grande importância para o sucesso desse propósito.
Os investimentos em obras têm sido realizados ao longo dos últimos sete anos e meio, com a construção de 79 novas escolas em 15 diferentes etnias, com ensino educacional bilíngue de acordo com os valores culturais de cada comunidade. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop) trabalha em 14 novas escolas em Rio Branco, Xapuri, Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul.
“A construção dessas escolas, contemplam salas de aulas amplas e parquinhos para alunos de ensino fundamental e médio. Construímos quadras poliesportivas e auditórios”, declarou o secretário de Obras Públicas, Átila Pinheiro.
Pinheiro ressalta ainda que, dessas 14 escolas padronizadas, orçadas em mais de R$ 50 milhões, construídas no Estado, quatro foram edificadas na Cidade do Povo – duas foram concluídas e as outras duas escolas estão em fase de conclusão.
Os recursos do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser) também possibilitaram um salto na revitalização das escolas em todas as cinco regionais do estado.
Entre 2016 e 2018, foram investidos mais de R$ 10 milhões para a reforma e construção de mais de 100 escolas. O maior aporte vai para as escolas do Baixo Acre, que compreende a região de Acrelândia, Capixaba, Porto Acre, Rio Branco e Senador Guiomard, com pouco mais de R$ 6,1 milhões destinados.
De 2010 a 2013, a SEE também conseguiu fazer adequações gerais na parte física de 655 escolas estaduais e até municipais na zona rural.
Segundo explica o secretário-adjunto de Educação, José Alberto Nunes, o Xaxá, o governo investiu mais de R$ 40 milhões, entre o que já foi entregue e o que ainda está sendo feito. “A atenção especial para a infraestrutura escolar é uma forma de valorizar os profissionais da educação, bem como professores, técnicos administrativos e também os estudantes.”