Em decorrência do acumulado de chuvas dos últimos dias, o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, e o Rio Tarauacá, em Tarauacá, ultrapassaram a cota de transbordamento no fim de semana. O governo do Estado segue monitorando a situação e tomando as medidas necessárias para minimizar os danos.
Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá registrou nesta segunda-feira, 26, a marca de 13,38 metro, ou seja, 38 centímetros acima da cota de transbordamento, que é de 13 metros.
“O Rio Juruá estabilizou de ontem para hoje, elevando apenas um centímetro. Entretanto, em Marechal Thaumaturgo, o manancial subiu três metros e essa água toda vai descer para Cruzeiro. Portanto, nas próximas horas a cota deve aumentar significativamente”, alertou o major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros.
Já em Tarauacá, o manancial que recebe o mesmo nome do município apresentou a cota de 10 metros nesta manhã – também acima da margem de transbordamento, que é de 9,50 metros. O rio já apresenta sinais de vazante.
Famílias atingidas
Nenhuma família teve que sair de casa em Tarauacá, realidade oposta em Cruzeiro, onde três famílias do bairro da Várzea foram removidas e estão respaldadas pelo beneficio do aluguel social.
“A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros estão fazendo vistorias em todos os bairros”, informou o major Falcão.
Previsão
De acordo com a Unidade de Situação de Monitoramento Hidrometeorológico do governo do Estado, a previsão para os próximos dias é de mais chuva.