Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
GCF destaca responsabilidade dos governos amazônicos com políticas de desenvolvimento sustentável – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Transição

GCF destaca responsabilidade dos governos amazônicos com políticas de desenvolvimento sustentável

Durante a reunião de transição dos governadores dos estados da Amazônia brasileira, membros da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), os gestores eleitos foram orientados para a responsabilidade de manter e implementar políticas públicas focadas no desenvolvimento sustentável da região.

O encontro promovido em Brasília, de 29 a 30, reuniu atuais e futuros governadores, delegados e representantes dos estados amazônicos, bem como a iniciativa privada e instituições parcerias.

Reunião com grupo técnico dos governos atuais e eleitos dos estados da Amazônia brasileira é realizado em Brasilia (Foto: Maria Meirelles)

As futuras administrações puderam entender os mecanismos de trabalho do GCF e o legado das políticas públicas ambientais, produtivas, econômicas e sociais que foram consolidadas por seus antecessores na região amazônica.

“Os estudos do GCF mostram que é impossível pensarmos em desenvolvimento sustentável se os estados não liderarem esse processo. É necessário mudar um padrão de comportamento do ser humano: hábitos, consumos e tendências, modificados e intensificados durante a Revolução Industrial. Isso não é um processo fácil”, salientou o coordenador do GCF Brasil,  Carlos Aragon. “A história irá reconhecer a iniciativa dos governadores que buscaram soluções nos seus estados.”

Composto por 38 governos subnacionais de dez países, o GCF é uma plataforma que dá voz aos governadores e regiões. Juntos, os estados amazônicos representam um terço dos estados brasileiros e 60% do território nacional.

A chefe da Casa Civil do Estado do Acre, Márcia Regina Pereira, desejou boas-vindas aos novos governadores e enfatizou a importância de os estados continuarem atuando em conjunto. “Nos últimos oito anos, o Acre deu sua contribuição ao GCF e o nosso governador Tião Viana articulou muitas parcerias dentro da Força-Tarefa. Tenho certeza de que a nova gestão fará sua parte, bem como os demais estados também contribuirão nessa luta por uma economia sustentável.”

Segundo o chefe da Casa Civil do próximo governo, José Ribamar, o encontro de transição entre governadores que integram o GCF foi essencial para que o trabalho tenha continuidade. “Entendemos a importância do papel dessa plataforma para que os estados possam trabalhar unidos na busca de respostas para os nossos desafios. O governador eleito, Gladson Cameli, tem a dimensão da importância e do papel do Acre nesse contexto”, disse.

Como acordado entre os membros do GCF, uma próxima reunião de transição e nivelamento de informações será promovida em meados de janeiro de 2019.

Experiências e resultados

Membro fundador da Força-Tarefa de Governadores para Clima e Florestas, o Acre consolidou nas últimas duas décadas um modelo de gestão de produção de base diversificada sustentável, que agrega crescimento socioeconômico, valoração e valorização do ativo ambiental e justiça social.

Para a diretora do GCF Global, Colleen Lyons, o estado acreano é um laboratório de conhecimento. “A participação do Acre no GCF foi muito importante. Parabenizo-o por sua liderança e destaco a necessidade de apresentarmos as experiências acreanas nos outros estados, pois elas têm muito a ensinar.”


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464